Orquestra de Jazz do Algarve e o Dia Internacional do Jazz

14:50 - 11/03/2022 ALGARVE
Depois de um início de época de concertos majestoso, onde as duas salas onde atuou esgotaram, público aderiu e pediu mais espetáculos assim.

A Orquestra de Jazz do Algarve prepara-se agora para comemorar o Dia Internacional do Jazz . 

30 de abril é o Dia Internacional do Jazz, data que a orquestra marca presença ano após ano, ou não fosse esta uma das primeiras entidades do país a ter tido esse reconhecimento pela UNESCO e respetiva Comissão. 

«Nunca nos cingimos apenas ao dia, mas fazemos de abril uma comemoração desta música. Assim, teremos um concerto no dia 14 de abril às 19h no Auditório Municipal de Lagoa e no dia 30 de Abril estaremos em Faro no Teatro das Figuras às 21h. Nesse mesmo dia, em Tavira, haverá um concerto pelo Quinteto da Orquestra, liderado pela cantora Sofia Rodrigues, num tom mais privado na Fundação Irene Rolo», refere a orquestra em comunicado enviado às redações.

O grupo musical explica ainda que «este ano convidamos uma das maiores vozes que o nosso país viu nascer nos últimos anos, que rasgou não só no Jazz Nacional, mas também noutras áreas musicais».

«Vânia Fernandes é uma voz versátil, muito musical e poderosa que não deixa ninguém indiferente. Não foi difícil chegar à ideia que servirá de base ao programa que nos leva a celebrar o Dia Internacional do Jazz: vamos comemorar ao mesmo tempo as grandes vozes do séc.XX, como Billie Holiday, Ella Fitzgerald ou Sarah Vaughn, com temas que ficaram imortalizados com as grandes Orquestras de Count Basie,Benny Carter, Duke Ellington ou Thad Jones. Um percurso pelo séc.XX, com standards e orquestrações originais que passam por quase todas as décadas e que vamos estrear em absoluto na sua quase totalidade. Vânia Fernandes junta-se à Orquestra de Jazz do Algarve para celebrarem: As grandes Vozes e as Grandes Orquestras», acrescenta.

«Vânia Fernandes e a Orquestra de Jazz do Algarve sob a direção de Hugo Alves esperam por si, para celebrar mais estes 100 anos de Jazz, o Jazz que é  universalmente reconhecido pela UNESCO», escreve a orquestra em jeito de convite.