«Águas Sem Fronteiras» é o novo projeto da Águas do Algarve [c/vídeo]
14:27 - 21/03/2022
ALGARVE
A Águas do Algarve apresentou na manhã de hoje, dia 21 de março, o seu mais recente projeto de sensibilização ambiental e poupança de água, que terá início amanhã.
António Eusébio, Presidente da Administração da Águas do Algarve, começou por introduzir o tema da seca no Algarve e reforçou a importância de «criar novas estratégias e novos investimentos» para combater os problemas atuais. «Estes anos [de alterações climáticas] não são fácies e sentem-se, sobretudo, na região algarvia, a vários níveis, nomeadamente no volume de água», acrescentou António Eusébio.
A Águas do Algarve abastece os 16 Municípios e, por isso, «tem uma responsabilidade grande, porque tem de abastecer, não só, em quantidade, como em qualidade», lembrou o responsável.
Destinado numa primeira fase às crianças das escolas, o «Águas Sem Fronteiras» pretende sensibilizar os envolvidos para a proteção ambiental, poupança de água e alterações climáticas. Isabel Soares, vice-presidente do Conselho de Administração da Águas do Algarve, esclareceu que «as alterações climáticas vão sendo cada vez mais evidentes e […] não temos uma queda de chuva tão regular, ou seja, existem períodos de muita precipitação e outros de seca extrema». Como exemplos práticos, recordou as chuvas do dia de ontem, que provocaram inundações em vários locais, como Faro, Olhão, Albufeira e VRSA. «O escoamento das águas, quando existem períodos de muita precipitação, é depois muito difícil», acrescentou.
Com «Águas Sem Fronteiras», o objetivo é «promover uma educação ambiental» e levar às escolas problemas reais que toquem os alunos e lhes façam refletir e mudar hábitos. Apesar do projeto ser, nesta primeira fase, destino aos mais novos, Isabel Soares recorda que «temos de chegar à população adulta e sénior e mostrar-lhes que a falta de água é cada vez mais acentuada».
«Este programa é extremamente ambicioso e vai ter início este ano», frisou. Apesar disso, com o término das aulas, espera-se o «Águas Sem Fronteiras» comece a ganhar mais força «a partir do próximo ano letivo».
Teresa Fernandes, responsável da Comunicação e Educação Ambiental (CEA) da empresa, acrescentou que o projeto «vem diversificar uma atividade que já vínhamos a desenvolver, que é a proteção do ambiente e a valorização dos recursos hídricos».
«Este é um projeto que arranca oficialmente amanhã, com o Dia Mundial da Água», referiu ainda.
A iniciativa será bastante diversificada em termos de atividades, uma vez que terá bastantes jogos com prémios para os mais novos. O mês de março será marcado por presenças nas escolas e campanhas de comunicação. No mês de abril e maio, existirá o «Torneio sem Fronteiras» com vários prémios para os vencedores. Nos restantes meses, serão desenvolvidas atividades para assinalar o «Dia Mundial do Ambiente» (05/06), «Dia Mundial dos Oceanos» (08/06), «Dia Mundial do Combate à Diversificação e à Seca» (17/06), «Dia Mundial da Conservação da Natureza» (28/07), «Dia Mundial da Monitorização da Água» (18/09), o «Dia Mundial do Mar» (16/11) e o Dia Mundial do Saneamento» (19/11).
A manhã de hoje ficou ainda marcada pela apresentação das mascotes do projeto, a Clarinha e o Salpicos, que irão aparecer em várias campanhas e jogos. Houve ainda tempo de ouvir mensagens dos alunos da Escola do Carmo (Faro) sobre a importância da poupança da água e defesa do planeta.
«Águas Sem Fronteiras» é uma iniciativa da Águas do Algarve em parceira com a Agência Portuguesa do Ambiente, o DGEstE, a Cruz Vermelha e as escolas da região