É muito importante evitar o desperdício no dia a dia e poupar água. Um recurso crucial para a nossa sobrevivência, mas limitado.
O Dia Mundial da Água celebra-se esta terça-feira, dia 22 de março de 2022, com o objetivo de alertar as populações para a necessidade de proteger e preservar este recurso natural que, apesar de ser crucial para a nossa sobrevivência, é também ele limitado. Este ano, aliás, a água está a ter um destaque especial na esfera política e mediática à conta da escassez de chuva que tem afetado a maioria do país. E por isso é tão importante evitar o desperdício no dia a dia e poupar água. Por consequência, estes hábitos irão traduzir-se num alívio da fatura no final do mês.
Cada português é capaz de gastar cerca de 187 litros de água por dia apenas para realizar as suas tarefas normais, enquanto que a média mundial é de 110 litros/dia, de acordo com o Portal da Água, citado pela Selectra. A empresa apresenta vários truques que podes colocar em prática para evitar gastos desnecessários de água e que consequentemente podem ajudar-te a poupar bastante mensalmente.
-
Autoclismos com dupla descarga
Sabias que uma simples descarga de autoclismo pode gastar entre 10 a 15 litros de água? Isso significa que ao final do dia pode ter dispensado cerca de 100 litros nesta tarefa tão banal, um valor que se aproxima bastante à média mundial de consumo de água diário.
Este valor pode ser, porém, significativamente reduzido caso instales um autoclismo de dupla descarga, uma vez que o dispositivo utiliza praticamente metade da água que de outra forma seria dispensada através de um sistema único. Para evitar descargas desnecessárias deves ainda livrar-te dos resíduos sólidos no caixote do lixo e nunca na sanita.
As cisternas são um bom exemplo de reaproveitamento de água, uma vez que captam e armazenam a chuva para ser posteriormente utilizada para outros fins domésticos. Mesmo que passe por um processo de filtração, é preciso ter em conta que esta água continua a não ser considerada potável para consumo, contudo é perfeitamente seguro utilizá-la para regar as plantas ou para substituir as descargas de autoclismo.
E por fim, porque não utilizar o telemóvel como um forte aliado de poupança de água? Hoje em dia há várias aplicações que podem ajudar-te a controlar o consumo de água com o objetivo de proteger o meio ambiente e também as finanças. A Selectra dá o exemplo da app “O Tempo de Banho” - funciona como um cronómetro que limita o período de tempo que se utiliza para tomar banho, podendo o utilizador escolher entre três opções já pré-definidas: 4, 8 e 12 minutos.
Outras dicas para poupar água
-
Prefere o duche invés de banho de imersão e economiza mais de 100l de água;
-
Utiliza as máquinas de lavar só com a carga completa, sem recorrer a ciclos pré-lavagem e de preferência num programa eco. Com isto, irás conseguir poupar cerca de 25% de eletricidade e 20% de água;
-
Limpa os filtros das suas máquinas com regularidade para garantir que a eficiência da lavagem não está a ser comprometida;
-
Repara quaisquer fugas nas torneiras para evitar que exista água a ser desperdiçada;
-
Faz uma gestão das leituras do contador, de modo a controlar os dados de consumo e o valor das faturas mensais.
Por: Idealista