Baixo Guadiana foi até Madrid

11:23 - 25/02/2015 CASTRO MARIM
Durante uma semana a comitiva da Escola Sócio Desportiva da Fundação Real Madrid no Baixo Guadiana foi até Madrid para mais uma formação

Os resultados são excelentes e a aposta no desporto, na saúde e na inclusão social continuam.

Durante sete dias, de 8 a 14 de Fevereiro, os treinadores da Escola Sócio Desportiva da Fundação Real Madrid no Baixo Guadiana (BG), nomeadamente nos concelhos de Vila Real de Santo António e Castro Marim, estiveram em formação intensiva na capital espanhola, na modalidade de basquetebol, sob o tema «Valores e Desporto».

Foram dias intensos em matéria de emoções e intensivos na componente formativa. Os técnicos da Escola do BG viajaram até à cidade madrilena com o objetivo de uma formação completa na qual para além dos materiais didático-pedagógicos, também tiveram oportunidade de, visitar todo o trabalho desenvolvido noutras Escolas Sócio Desportivas da Fundação, inclusivé Escolas de Desporto Adaptado (com casos frequentes de paralisia cerebral, trissomia 21, amputações, espinha bífida) e ainda um Centro Penitenciário onde a Fundação desenvolve trabalho com reclusos.

Para além das componentes teórico-práticas a formação foi baseada na filosofia inclusiva e integrante da Fundação cujo objetivo é fazer do desporto um elemento eficaz para a educação e no desenvolvimento da personalidade, fomentando valores da prática desportiva como ferramenta educativa - uma metodologia característica da Fundação. A par da comitiva lusa, integraram também o grupo internacional as Escolas da Fundação da Argentina e Cabo Verde.

De acordo com a comitiva “esta formação, e visitas inerentes, provaram que não há limites físicos e psicológicos para a prática do desporto e todo o trabalho que a Fundação desempenha é não só impactante, como crucial na vida destes jovens; foi de resto uma formação única a todos os níveis”.

A frisar que a comitiva era constituída por 11 pessoas, 3 técnicos/professores da delegação de Castro Marim, 5 técnicos/professores de VRSA e os representantes da escola no Baixo Guadiana. A Associação Odiana garantiu também representação, sendo que foi a responsável e a intermediária no processo para a implementação da primeira Escola da Fundação Madrilena em Portugal, nomeadamente nos concelhos de VRSA e Castro Marim.

Recorde que a Escola Sócio Desportiva Real Madrid do Baixo Guadiana foi pioneira em território luso em 2012 e conta atualmente com 135 estudantes no concelho de Vila Real de Santo António (futebol e basquetebol) e Castro Marim (basquetebol). Trata-se de uma escola que, não obstante da prática e técnica desportiva, fomenta valores de solidariedade, espírito de equipa, respeito pelos valores sociais e pelo adversário, a integração e a partilha em situações de exclusão social. A salientar que todo este trabalho é ainda desenvolvido em paralelo com as escolas, os centros de saúde e a família das crianças e jovens (6 a 14 anos de idade).