Uma casa limpa e em boas condições é arrendada mais rapidamente. Atrai inquilinos e permite otimizar os rendimentos.
Estás a planear arrendar a casa? Ou arrendar um quarto vago num apartamento? Se sim, lembra-te que cuidar da casa (e do seu aspeto) é fundamental para ser bem sucedido. Preparar a casa para arrendar, através da decoração ou de uma remodelação dos espaços, permite atrair melhores inquilinos e otimizar os rendimentos. Uma casa elegante e em boas condições também incentiva os inquilinos a permanecerem mais tempo no imóvel.
Quando se coloca uma casa no mercado de arrendamento, o objetivo é atrair a atenção das pessoas enquanto elas percorrem as plataformas de procura de casa para comprar ou arrendar. Isso pode exigir uma limpeza profunda da casa, boas fotos, ou até instalar acessórios tecnológicos – um bom Wi-fi é essencial.
No mundo do Instagram, a aparência importa, e as casas não são diferentes: queres torná-la o mais fotogénica possível. A pensar nisso, a Spotahome, um marketplace de arrendamento de casas, reuniu um conjunto de dicas para preparar a casa para arrendar o mais rápido possível.
Reparações e limpeza
Reparar grandes problemas é imperativo. Paredes sujas e riscadas, canos entupidos, ou tomadas elétricas estragadas: casas a precisar de arranjos não atraem ninguém, por isso o melhor mesmo será tratar do assunto antes de colocar o imóvel no mercado.
A limpeza é outro aspeto super importante. “A primeira coisa que um inquilino vai notar quando procura uma casa é se está limpa. Os mais atentos também prestarão atenção ao exaustor da cozinha, os cantos da casa, o pó e, principalmente, a casa de banho que juntamente com a cozinha é o epicentro da sujidade da casa”, lembra a plataforma num comunicado citado na imprensa nacional.
Ruídos exteriores
As casas e apartamentos para arrendar no centro das grandes cidades sofrem com os problemas de ruído, seja pelo número de pessoas ou carros que estão sempre a passar. Uma boa forma de resolver o problema é, por exemplo, apostar numas janelas eficientes e com bom isolamento acústico.
Atenção às paredes e ao chão
“As paredes e o chão são o cartão de visita das nossas casas e causam logo a primeira impressão. Não conta só o esquema de cores da decoração e a combinação de eletrodomésticos. Os cuidados de higiene são também um sinal de que há alguém que cuidou bem da casa. Investir em paredes limpas, sem falhas, e em chão de madeira são apostas seguras para dar uma boa impressão a potenciais inquilinos”, lembra a Spotahome.
Móveis em bom estado
Substituir móveis ou eletrodomésticos que não estejam em bom estado também é fundamental. “Uma mobília confortável e o mais funcional possível faz com que os inquilinos se sintam verdadeiramente bem-vindos”, lembra a empresa.
Por: Idealista