Depois de cinco troféus em Portugal, projeto é finalista em Londres na categoria de Influencer Marketing.
A campanha de verão de Lagos 2021 – #WhereAreYouJoao – está na shortlist dos Sabre Awards, na categoria de “Influencer Maketing”. Trata-se de uma das mais exigentes competições mundiais de comunicação, promovida pela Provoke Media, e que este ano recebeu cerca de duas mil candidaturas. O projeto, nomeado na região EMEA (Europa, África e Médio Oriente), já venceu este ano cinco galardões em Portugal, nos Prémios de Comunicação Meios & Publicidade, um dos quais ouro, como melhor projeto de Turismo e Viagens. Os vencedores dos Sabre Awards serão revelados a 27 de maio, numa cerimónia a decorrer em Londres.
Em 2021, Lagos tinha um desafio: comunicar o destino internacionalmente, atraindo novos visitantes, numa lógica de segurança e responsabilidade. Queria destacar o melhor que o concelho tem para oferecer, sem apresentar multidões e sem cair nos clichés das campanhas de turismo, assim como mostrar a beleza do destino e apelar à calma e segurança que Lagos consegue permitir. Foi desse ponto de partida que a autarquia e a agência Central de Informação se lançaram na construção do conceito. Para isso, convidaram o conhecido viajante e blogger de viagens português, João Cajuda, e, a partir dos inúmeros locais paradisíacos que visita, construíram a narrativa. O filme, cujo mote é #WhereAreYouJoao, começa por explorar muitas dessas paragens internacionais para chegar a Lagos, como destino de eleição onde ninguém pode faltar – “o destino do João”. Exalta o melhor de Lagos e a grande diversidade da sua oferta. A campanha foi promovida pela Câmara Municipal de Lagos, que, com esta ação, tinha o objetivo claro de fomentar a retoma económica pós-pandemia do concelho.
O filme foi promovido em Portugal e Espanha, através das redes sociais, mas, também, em França, Reino Unido, Alemanha, República Checa, Lituânia, Polónia e Suécia. A campanha gerou mais de 2,5 milhões de visualizações. Paralelamente, a campanha teve declinação offline em toda a região e envolveu mais três influenciadores – João Manzarra, Gisela João e João Amorim – que amplificaram ainda mais o conceito e que, em conjunto, geraram mais de 100 mil likes, 1.500 comentários e 100 mil reencaminhamentos de stories. Tudo isto para além do impacto mediático gerado pela publicação de dezenas de notícias nos media portugueses.