Um dia inesquecível de trabalho em equipa, onde 30 cavaleiros de diferentes partes do mundo se juntaram no Centro Hípico Pinetrees, para competirem e se divertirem, ao mesmo tempo que angariavam fundos destinados a apoiar os refugiados ucranianos e crianças carenciadas em Almancil.
Com a ajuda dos cavaleiros, das empresas locais, pais e patrocinadores, conseguiu-se angariar um total de 750,50€ que foram entregues à Associação Doina - que apoia refugiados ucranianos em Almancil.
Durante a manhã, as provas de equitação foram juradas pelo prestigiado juiz Emanuel Correia, com o apoio da cavaleira Carol Lane e a secretária Lisa Atkinson que transferiu para o papel, todos os comentários construtivos feitos pelos juízes de modo a incentivar os cavaleiros nos seus percursos de equitação.
Na entrega de prémios, o picadeiro encheu-se de sorrisos e alegria quando todos os cavaleiros receberam uma Roseta da Villas & Vacations com as cores azul e amarelo da Ucrânia. Assim, até os mais pequenos sentiram que estavam a contribuir para um bem maior.
A Prova de Iniciação, onde os cavaleiros são acompanhados por um líder, foi ganha pela pequena mais muito dedicada aluna do Pinetrees, Arabella Coppo, a representar Africa do Sul, que montou lindamente o Frodo.
Na Prova de nível II, que já requer aos cavaleiros controlo sobre o cavalo, ficou em 1º lugar do pódio uma turista Irlandesa de 11 anos, Sarah Farrelly, com o cavalo Count.
Já na prova de Novos Cavaleiros, com trote e galope, venceu a Cami Fellow-Jones, Inglesa de 11 anos que impressionou os juízes pela sua empatia com a égua Alinta.
Porém, a Prova de nível Avançado foi a que mais deixou as emoções ao rubro por ter vários cavaleiros de todas as idades e nacionalidades e também cavalos com uma extraordinária qualidade. No pódio, ficou a professora de equitação do Pinetrees Maria Mello, portuguesa de 23 anos, que montou um Puro Sangue Lusitano de nome Taranto. Logo a seguir, em segundo lugar e com uma diferença muito pequena, ficou o jovem cavaleiro Irlandês Tom Sweeney de 11 anos de idade, com o cavalo da escola Count. Foi uma prova muito impressionante e renhida. Todos os cavaleiros montaram como profissionais, o que se tornou, um bom exemplo e motivação para os cavaleiros mais jovens.
Os prémios desta última prova, que vieram em formato de vales de desconto fornecidos pelos Dirt E Bikers, foram entregues pelo Presidente da Junta de Freguesia de Almancil, Joaquim Pinto, e pela vogal, Griselda das Casas Mendes Neto.
A Câmara Municipal de Loulé apoiou a parte logística.
«Em nome da Equipa do Pinetrees, um grande obrigada a todas as crianças que generosamente dispensaram um dos seus ovos da Páscoa, para oferecer às crianças mais carenciadas de Almancil, através das Senhoras Vicentinas, que apoiam 50 famílias locais», escreveu o Centro Hípico Pinetrees.