O deputado municipal do PAN em Olhão, Alexandre Pereira, apresentou ontem, dia 29 de abril, a sua proposta.
Alexandre Pereira, deputado municipal do PAN em Olhão apresentou a proposta, para que a comemoração do Dia da Liberdade em Olhão passe a ser realizada democraticamente com uma sessão solene onde todos os partidos ou movimentos de cidadãos eleitos, possam indicar um representante para, usar da liberdade de expressão e poder discursar perante o público presente. Essa proposta foi aprovada por todos os deputados e presidentes de junta de freguesia presentes, com exceção do presidente da Assembleia Municipal que se absteve.
Tal como referiu o deputado eleito pelo PAN, Alexandre Pereira: “No passado dia 25 de Abril comemorámos a liberdade conquistada, comemorámos a implantação de um regime democrático. Pela primeira vez pós 25 de Abril, vivemos mais tempo em democracia do que em ditadura, mas afinal o que é a democracia, o que significa a liberdade?!”
“Em democracia as pessoas votam e elegem a sua ou o seu representante que irá exercer o seu mandato em igualdade com os demais, com direitos e deveres, mas sempre em igualdade. Assim, quem é eleito passa a ser o rosto e a voz de centenas ou milhares de pessoas, durante o seu mandato, a sua voz, será a voz de todos. E é esta uma das grandes conquistas da democracia, a liberdade para falar, a conquista de ter voz. O mesmo não acontece numa ditadura, monarquia ou oligarquia” acrescentou o representante do PAN.
Em Olhão, reza a tradição, apenas de se ouvir discursar o Presidente da Câmara Municipal. Os deputados municipais democraticamente eleitos, são convidados a assistir ao hastear da bandeira em frente ao edifício da câmara municipal, onde o presidente discursa, não havendo depois, lugar a sessão solene, ao contrário do que acontece nas comemorações do 25 de Abril da Assembleia da República, e dos municípios vizinhos, onde todos os partidos, através do seu representante têm direito a poder expressar-se, a poder intervir e ser a voz de quem os elegeu, em democracia.
“É com alguma estranheza, que verificamos que em Olhão e, ao contrário de todos os outros municípios, se comemora a liberdade e a conquista da democracia, com a falta desta. A Revolução de Abril, aconteceu para depor um regime ditatorial e implementar um regime democrático!”, rematou o deputado do PAN, Alexandre Pereira.
Com esta aprovação, talvez a tradição deixe de ser o que era, e que já a partir do próximo ano, seja constituída uma comissão organizadora para que finalmente seja possível celebrar democraticamente a liberdade conquistada no 25 de Abril.