Depois de dois anos de atividades limitadas no Dia da Criança (1 de junho) devido à crise pandémica, as diversões regressam à rua para celebrar os direitos das nossas crianças e jovens.
No dia 1 de junho, a autarquia irá proporcionar aos alunos do ensino pré-escolar e 1.º ciclo do concelho um dia muito animado através da instalação de insufláveis em cada uma das escolas, uma forma de aliar diversão e promoção das atividades no exterior que tanta falta fazem ao bem-estar infantil. Por outro lado, será também oferecido, a cada uma das bibliotecas escolares das escolas públicas, privadas e solidárias com pré-escolar e 1.º ciclo, o livro pop-up “Nós as crianças…Temos direitos”, um inovador projeto desenvolvido pelo Instituto de Apoio à Crianças e Associação de Profissionais de Educação de Infância que visa ensinar, de forma dinâmica e lúdica, sobre cada um dos direitos civis e liberdades contemplados na Convenção sobre os Direitos da Criança (Nações Unidas).
Nesse mesmo dia, a União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João irá promover, no campo de futebol de Bensafrim, uma atividade com muita animação para a pequenada, com aula de zumba, distribuição de gelados e uma iniciativa integrada na campanha Laço Azul.
No domingo seguinte, 5 de junho (10h00-13h00 e 14h00-19h00), numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Lagos e Junta de Freguesia de S. Gonçalo, os mais pequenos (e as suas famílias!) estão convidados para rumar ao Parque da Cidade (Anel Verde) onde os esperam insufláveis, um colorido comboio-lagarta e outras surpresas num dia que se espera muito alegre e repleto de gargalhadas.