Foi a partir do Auditório da Biblioteca Municipal de Faro que, no sábado, dia 28 de maio, decorreu o 3º plenário do Núcleo Territorial de Faro da Iniciativa Liberal, cujo principal objetivo foi a eleição do Grupo de Coordenação Local.
Foi eleita a Lista A, lista esta coordenada por Daniel Viegas e composta por mais 6 elementos efetivos e 2 suplentes.
No decorrer de algumas semanas que antecederam a eleição, o grupo empenhou-se em criar um programa estratégico, programa este com objetivos bem definidos e possíveis de levar a cabo, tais como o aumento do reconhecimento local da Iniciativa Liberal, a dinamização da participação política ativa dos jovens, o incremento de membros e votantes e o aumento da capacidade de influência política local, entre outros.
O programa foi apresentado aos militantes locais e regionais, quer através de eventos presenciais/informais, quer através das redes sociais.
Após estas semanas, que proporcionaram iniciativa a quem a quis tomar, que possibilitaram informação e articulação com os restantes núcleos já formados no Algarve ou ainda em estruturação para serem formados, realizou-se o Plenário que permitiu a eleição da lista A, tendo a mesma tomado posse, perante elementos quer presencialmente, quer à distância, através da plataforma zoom.
No momento de tomada de posse, o coordenador eleito, Daniel Viegas, agradeceu a presença de todos, agradeceu a confiança manifestada, apresentou o Programa Estratégico e num discurso encorajador dirigiu algumas palavras ao grupo que coordena, com a crença de que será feito um bom trabalho, lembrando que serão ouvintes de Faro e dos Farenses.
Trata-se de um grupo coeso, de diferentes áreas laborais, focado no desenvolvimento do concelho, atento às questões da população. “Um grupo que pretende, durante estes dois anos de mandato, aferir problemas locais e para os mesmos encontrar soluções. Um grupo que pretende estar próximo da sociedade Farense, de ir aos locais, de colaborar e arranjar soluções para resolver os problemas do concelho. Um grupo que pretende preparar o futuro com foco local e, com ímpeto reformista, garantir mais transparência, menos burocracia e maior desenvolvimento a Faro. Um grupo que pretende articular com os restantes núcleos regionais, para que todos juntos, e numa Iniciativa Liberal, possam elevar o Algarve ao estatuto que lhe é digno.”