LOULÉ ASSINA COMPROMISSO PARA COMBATER OS EFEITOS DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS NO SETOR DAS ÁGUAS

09:20 - 21/06/2022 LOULÉ
O Município de Loulé é uma das entidades que no passado dia 1 de junho, na ETAR da Companheira, em Portimão, assinaram a «Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas»,

documento que pretende contribuir para tornar o setor mais eficiente e melhor preparado para os desafios futuros, assegurando o cumprimento do direito à água e ao saneamento para as próximas gerações.

Até ao momento, cerca de uma centena de instituições já assinou esta declaração, entre autarquias, entidades gestoras, APA - Agência Portuguesa do Ambiente ou a ANMP - Associação Nacional de Municípios Portugueses. A Câmara de Loulé não poderia ficar de fora desta iniciativa, pois a segurança do acesso à água é uma matéria central do Plano Municipal de Ação Climática do município.

De referir que o trabalho em Loulé nesta matéria tem sido intenso, nomeadamente através de iniciativas como a elaboração do Plano Municipal de Contingência para Períodos de Seca, a participação na rede CAPT2 – Circularidade da Água: de Todos e para Todos”, a criação de uma “blue-green infrastructure” para gerir a qualidade da água no Jardim das Comunidades de Almancil, a campanha de sensibilização ambiental “Aqui Cuidamos da Água” ou as intervenções em edifícios públicos para o reaproveitamento de águas, projeto já implementado na Escola EB 2,3 Padre Cabanita e em estudo para as Piscinas Municipais de Loulé e de Quarteira.

As empresas municipais têm tido também um papel importante nesta matéria com a implementação do “Smart Irrigation System by Infralobo” ou do Sistema de Rega Eficiente IQ na Quinta do Lago.

“As alterações climáticas são uma realidade com consequências dramáticas, mas, acima de tudo, incertas, pelo que o setor dos serviços de abastecimento e saneamento de água urbana deve, no seu conjunto, sustentar o esforço de apoiar, propor e operacionalizar estratégias e medidas para um combate que a todos diz respeito”, consideram os responsáveis por esta ação.