In the Pink quer ser o novo centro de cultura no Algarve

08:38 - 23/06/2022 LOULÉ
A galeria de arte In The Pink inaugura dia 25 de junho, pelas 10:00 horas, na Praça da República 69-75, em Loulé. A exposição de abertura será «Fashion», com fotografias de três artistas mundialmente famosos.

O espaço, um palacete rosa cuidadosamente restaurado, mostrará mais de 40 obras de Albert Watson, Bastiaan Woudt e Kristian Schuller, ilustrando o tema da moda nas suas linguagens visuais, em cada um dos três andares.

Um andar será dedicado às obras de Albert Watson, um dos fotógrafos vivos de maior importância no mundo de hoje, cujas impressionantes imagens já apareceram em centenas de capas da revista Vogue e foram expostas em museus e galerias pelo mundo, estando incluídas em coleções de referência. Como parte da seleção incluem-se tanto ícones históricos, como fotografias recentes, tais como a série “Dreamscape”, publicada na edição de maio da revista Vogue Portugal.

Bastiaan Woudt, conhecido pelos seus retratos magistrais, nos quais confere aos sujeitos um aspeto delicado e escultural, será apresentado num outro andar. O seu trabalho é minimalista e inspirado pelos grandes mestres da fotografia dos anos 1950, 60 e 70. Por um lado, Woudt honra essa era, ao passo que explora como métodos modernos podem elevar o estilo contemporâneo. Com tons de carvão e composições elegantes, a sua fotografia sente-se como o adentrar numa pintura moderna.

Foto: Albert Watson, Juli Foster with birdcage, Algarve, Portugal, 1977 Cortesia do Artista e da Galeria In The Pink, Loulé Algarve

 

O andar superior está dedicado às fotografias de Kristian Schuller. As suas imagens capturam as cores, a exuberância, a fantasia, o glamour e a luminosidade. Schuller gosta muito de contar histórias e quer transportar o espetador a um conto de fadas encenado com extravagância e a mundos coloridos.

Adquirido no início do ano de 2021, em plena pandemia, por Philip e Anja Burks, o Palacete Rosa no coração de Loulé foi a inspiração para um novo centro de cultura no Algarve. A paixão dos proprietários enquanto colecionadores de fotografia contemporânea, acolheria o conceito de In The Pink, uma galeria de fotografia artística. Philip e Anja trazem ao projeto a sua experiência no mundo imobiliário, das finanças e da arte, além do seu antigo e duradouro amor pelo Algarve.

O nome In The Pink faz referência claramente ao uso do edifício rosa, mas também se relaciona com a expressão em inglês utilizada para exprimir o estado de boa saúde e perfeitas condições. Essa mensagem positiva é intrínseca à forma como a galeria quer apresentar-se a si mesma, atraindo talentos excecionais e produzindo exposições de renome global num diálogo com públicos locais e internacionais.

Sob a direção de Pedro Vasconi, a In The Pink apresentará um programa expositivo com uma cuidada curadoria de fotografia contemporânea nacional e internacional, reivindicando a essa prática o espaço digno que merece no âmbito da arte contemporânea.

Em última instância, o objetivo da galeria é tornar-se um centro de excelência para a fotografia no Algarve e em Portugal.