ALBUFEIRA IMPLEMENTA PROGRAMA «PRATO SUSTENTÁVEL» NAS ESCOLAS

15:54 - 29/06/2022 ALBUFEIRA
O Município de Albufeira e a AVP – Associação Vegetariana Portuguesa, assinaram hoje um protocolo de colaboração com o objetivo de promover a alimentação saudável e sustentável no concelho, através da implementação do programa «Prato Sustentável».

Trata-se de uma iniciativa que, segundo José Carlos Rolo, presidente do município, “é extremamente importante para ensinar os mais jovens a terem hábitos alimentares mais sustentáveis e para ajudarmos o Planeta”. A iniciativa arranca no próximo ano letivo e destina-se às escolas do ensino pré-escolar e 1.º ciclo. Albufeira foi um dos dois concelhos escolhidos para fazerem parte do projeto, entre uma centena de candidaturas. 

Com o propósito de promover a sustentabilidade alimentar, o Município de Albufeira juntamente com a Associação Vegetariana Portuguesa, assinaram um protocolo de colaboração que visa a implementação do programa “Prato Sustentável”. Albufeira, a par de Almada, foram os dois únicos municípios escolhidos para fazerem parte do projeto, de entre uma centena de candidaturas.

O projeto “Prato Sustentável” destina-se às escolas do pré-escolar e 1.º ciclo e arranca já no próximo ano letivo. Tem como objetivo a prática de um dia semanal de refeição de base vegetal para todos os alunos que frequentam estabelecimentos de ensino, cujas cantinas são da gestão da autarquia. As refeições deverão, nesse sentindo, basear-se em proteína de origem vegetal e serem completamente isentas de ingredientes de origem animal. De igual forma, também estão previstas atividades de formação e de ação educativa no que respeita à melhoria da confeção das refeições de base vegetal. Uma equipa de técnicos da Associação Vegetariana Portuguesa vão trabalhar conjuntamente com as cozinheiras das escolas e organizar três workshops com a comunidade escolar, com vista a informar, com dados comprovados, sobre a importância de uma alimentação mais sustentável, quer para o organismo humano, quer para o Planeta. Para o efeito, estes responsáveis contam ainda com o apoio da Universidade de Aveiro. Mensalmente será feito um relatório sobre esta experiência. Refira-se que as escolas de Albufeira compreendem já a possibilidade dos alunos escolherem a variante vegetariana na sua ementa escolar.

Refira-se ainda que o programa apresenta como objetivos claros, a redução da pegada ecológica, bem como, estimular a economia local para a aquisição de produtos frescos e de origem local. A este propósito, José Carlos Rolo acrescenta ainda que “a prevista crise de produção e distribuição alimentar vai originar uma mudança nos hábitos alimentares, pelo que estou convicto de que será um projeto muito útil.”

Segundo José Carlos Rolo, presidente da autarquia, estas são ações que “refletem aquela que é a nossa preocupação enquanto município para com os jovens de Albufeira e para o futuro de todos”. O presidente enfatiza que “o programa Prato Sustentável, é uma mais-valia para o nosso concelho e vem mostrar aos mais novos o quão importante é esta questão da sustentabilidade alimentar, pretendo ainda melhorar a qualidade das refeições no concelho, promovendo a saúde pública e prevenção primária junto da população mais jovem no ambiente escolar”.