Porto de Sines participou na Conferência dos Oceanos

16:40 - 04/07/2022 ALENTEJO
A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) participou em vários eventos enquadrados na Conferência dos Oceanos da ONU, que se realizou em Lisboa, de 27 de junho a 1 de julho, com o objetivo de promover soluções inovadoras de base científica, destinadas a lançar um novo capítulo na ação global para a sustentabilidade dos oceanos e do planeta.

Aproveitando a estadia de stakeholders relacionados com a Economia Azul, realizou-se o Blue Finance Event, que reuniu empresas relacionadas com o financiamento de projetos sustentáveis de desenvolvimento da economia do mar, com especial foco em energias renováveis.

Em parceria com a aicep Global Parques, entidade gestora da Zona Industrial e Logística de Sines, foi realizado um evento promocional do potencial de Sines em termos portuários e logísticos, com destaque para a digitalização e descarbonização dos corredores logísticos de acesso ao porto, tendo como exemplo o projeto Nexus, assim como uma vasta zona para projetos industriais e de energia especialmente relacionados com gases renováveis, como hidrogénio e amónia, e indústrias que beneficiem destas energias limpas; e também o hub digital para a instalação de datacenters e cable landing stations. Na abertura, este evento contou com a presença do Ministro da Economia, António Costa e Silva.

No Investment Forum, a APS teve ainda a oportunidade de realçar o seu papel na ligação com os stakeholders para a criação de uma economia azul inovadora, destacando a importância que a administração portuária tem dado ao desenvolvimento sustentável e à transição energética. Já o evento Fórum Económico Portugal/Nigéria, foi dedicado ao papel que o Porto de Sines pode assumir na diversificação do abastecimento energético europeu, nomeadamente no fornecimento de gás natural aos países do centro da Europa.

Estes eventos foram um excelente palco para apresentar as oportunidades existentes nesta plataforma portuária, industrial e logística, reforçando o posicionamento e a notoriedade internacional do Porto de Sines.