O que é a Acrilamida?

16:40 - 31/07/2022 OPINIÃO
Por Teresa Lourenço | Nutricionista | Cédula Profissional 3087N tmlourenconutricao@gmail.com

Durante a confeção dos alimentos (ex. grelhar, assar, tostar ou fritar), podem formar-se substâncias potencialmente cancerígenas e tóxicas para o organismo.

Nomeadamente a Acrilamida, que se forma quando se confeciona (altas temperaturas – superiores a 120ºC) alimentos ricos em hidratos de carbono e proteínas, por ex. fritar batatas em casa, torrar o pão na torradeira ou a torra do café, produção de bolachas em contexto industrial.

Segundo o último Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, os portugueses apresentam níveis de exposição à acrilamida preocupantes relativamente a possíveis efeitos cancerígenos (principalmente crianças e adolescente) devido ao seu elevado consumido de bolachas, biscoitos, batatas fritas, tostas…

Como podemos evitar a exposição a este contaminante?

  1. Procurar utilizar temperaturas médias-baixas para evitar que o alimento fique demasiado tostado ou queimado à superfície
  2. Quando fritar, torrar ou assar deve deixar o alimento mais dourado do que castanho (ex. pão ou batatas), uma vez que quanto mais escuro ou queimado ficar o alimento, maior o teor em acrilamida.
  3. Evite alimentos processados (ex. batatas fritas de pacote, bolachas, biscoitos, tostas…), procure optar por alimentos frescos, crus (ex. fruta, legumes).

No final o que interessa é que a sua alimentação seja completa, equilibrada, variada e claro, que respeite as orientações da Dieta Mediterrânica (baseada em alimentos de origem vegetal, ricos em fibra, locais e sazonais).