DESCENDENTES DOS ALGARVIOS EMIGRADOS NA ARGENTINA NO PÓS-GUERRA REGRESSAM COM DANÇA A ALBUFEIRA

15:48 - 21/07/2022 ALBUFEIRA
O Rancho Alma Algarvia da Associação Portuguesa de Comodoro Rivadavia, fundada em 1926 na Argentina, está de regresso a Albufeira, após seis anos.

Em busca de melhores condições de vida, os algarvios emigrados na Argentina após a I Guerra Mundial, não esqueceram as suas origens e criaram uma expressão de dança que alia as formas artísticas de ambos os países. O espetáculo alia tradições de Comodoro e Algarve e está marcado para o próximo dia 23, sábado, às 21h30, no Largo Eng.º Duarte Pacheco. 

 

Em busca de melhores condições de vida, os algarvios emigrados na Argentina após a I Guerra Mundial, não esqueceram as suas origens e criaram uma expressão de dança que alia as formas artísticas de ambos os países.

Em 1926 foi fundada a Associação Portuguesa de Comodoro Rivadavia, que volvidos tantos anos vem a Albufeira apresentar um dos seus espetáculos e estreitar laços culturais. O projeto de trazerem os seus grupos folclóricos a Portugal para terem contacto com as suas raízes lusitanas remonta a 1995, sendo este o sexto grupo, de 14 dançarinos, que visita a região para apresentar folclore argentino e português, bem como o tradicional tango. A última vez que o Rancho Alma Algarvia da Associação Portuguesa de Comodoro Rivadavia esteve em Albufeira foi em 2016.

Muitas vezes referida apenas como ‘Comodoro’, trata-se de uma cidade localizada na província patagónica de Chubut, no sul da Argentina, no Golfo de São Jorge, uma enseada do oceano Atlântico. É a maior cidade de Chubut, bem como a maior cidade ao sul do Equador. Esta cidade é ponto importante de exportação de gás natural para Buenos Aires, mediante um gasoduto com 1.770 quilómetros, pelo que possui o Museu Nacional do Petróleo.

Vai ter lugar no próximo dia 23 de julho, sábado, no Largo Eng.º Duarte Pacheco, às 21h30. A não perder.