Single Seater Series com corridas disputadas em icónica jornada de Portimão

09:07 - 27/07/2022 PORTIMÃO
- António Correia (F+), Fernando Cordeiro (FL), Al Capone (FR), Fernando M. Gaspar/Duarte Pires (ZT), Paulo Vieira (VJ), Diogo Matos (KT) assinam vitórias

- Moldura icónica de monolugares proporciona corridas empolgantes ao cronómetro   

- Pilotos, equipas e adeptos prestaram última homenagem a Paulo Alves

 

O Autódromo Internacional do Algarve foi o palco, no último fim-de-semana, da segunda jornada da época das Single Seater Series, competição organizada pela Motor Sponsor e único troféu de monolugares em Portugal. Um evento que reuniu monolugares que escreveram a história do automobilismo, numa ronda marcada pela diversidade e simbolismo dos fórmulas presentes.
 
Uma prova em que o leque de 13 monolugares presentes, separados por 34 anos, cruzaram épocas na discussão dos melhores tempos. Uma ação que teve início oficial com os treinos cronometrados, com Fernando Cordeiro Filho a carimbar a melhor marca da classe Fórmula Livre, e de todo o plantel, ao volante de um Fórmula Novis PNC1. Já na Fórmula Mais foi António Correia, num Funspeed FS 2019, a ditar o ritmo, seguido na classe pelo Funspeed D&D F01 de Aslam Jamal, que fez o regresso à competição em Portimão.
 
Uma sessão em que Paulo Vieira, num Van Diemen Vauxhall JR 16V, assinou o melhor registo da classe VJ, num feito replicado por Diogo Matos na KT, com o seu Van Diemen RF85, que foi seguido pelo Quest MT86 de Fernando Gaspar. Na Fórmula Renault, Arnaldo Van Dunem, que fez na jornada algarvia a sua estreia absoluta em competição, carimbou a melhor marca com o Fórmula Renault Caparo, ao passo que Miguel Abreu, conhecido por Al Capone, acabaria por não concluir a sessão, na sequência de uma saída de estrada devido a problemas de travões no seu Fórmula Renault.
 
Na classe mais concorrida do fim-de-semana, a ZT, o topo da tabela de tempos foi alcançado pelo Mygale SJ00, de Fernando Mayer Gaspar e Duarte Pires, seguido pelo Mygale SJ04 de Rui Silva e do Vector MG01 de Vítor Sampaio e Vasco Sampaio. A quarta marca foi alcançada pelo Swift ST97 de António Rodrigues e Pedro Rodrigues, com Filipe Graça, num Mygale SJ00, a fechar o lote dos cinco mais rápidos.
 
Lançados os ingredientes para uma jornada dupla de muita ação, chegava a hora da corrida 1, de sábado. Um desafio que proporcionou uma luta de gerações em pista. Na Fórmula Mais, António Correia levou o seu Funspeed FS 2019 à vitória, com Aslam Jamal, num Funspeed D&D F01, a ser segundo da classe.
 
Já na disputada classe ZT foi Fernando Mayer Gaspar a vencer, ao volante do Mygale SJ00. O lugar intermédio do pódio coube ao Swift ST97, pilotado em prova por Pedro Rodrigues, seguido do Mygale SJ04 de Rui Silva. A fechar o top 5 na ZT ficou o Vector MG01 de Vítor Sampaio e Vasco Sampaio e o Mygale SJ00 de Filipe Graça.
 
Na Fórmula Livre, Fernando Cordeiro alcançou uma difícil vitória na classe, devido a problemas na caixa de velocidades do Fórmula Novis PNC1, que acabariam por impedir o piloto de alinhar na corrida 2, de domingo.
 
Na classe VJ, Paulo Vieira impôs o Van Diemen Vauxhall JR 16V, num feito replicado por Al Capone na Fórmula Renault, ao volante do seu Fórmula Renault 2.0. Classe em que o estreante Arnaldo Van Dunem acabaria por não vir a completar qualquer volta com o seu Fórmula Renault Caparo, na sequência de uma falsa partida. Na classe KT, Diogo Matos voltaria a ser o mais rápido com o seu Van Diemen RF85. Já Fernando Gaspar acabaria por não voltar ao traçado algarvio com o Quest MT86, devido a um problema na junta da cabeça no motor do monolugar.
 
Um sábado que terminaria com um momento simbólico de grande importância, uma  homenagem a Paulo Alves, membro da direção da ANPAC, recentemente falecido. Um momento que juntou em pista uma moldura de amigos, pilotos, equipas e adeptos para um minuto de silêncio em sua memória.
 
No domingo, o plantel das Single Seater Series voltaria ao traçado algarvio para a corrida 2, o derradeiro desafio da jornada. Em pista, António Correia, com o Funspeed FS 2019, seria o primeiro a cruzar a meta, assinando a segunda vitória do fim de semana na Fórmula Mais, classe em que Aslam Jamal, no Funspeed D&D F01, terminaria no lugar intermédio do pódio.
 
Já na concorrida classe ZT, a vitória foi assinada por Duarte Pires, ao volante do Mygale SJ00. Rui Silva, num Mygale SJ04, foi segundo, com o terceiro lugar a ser alcançado pelo Mygale SJ00 de Filipe Graça, seguido do Swift ST97 de António Rodrigues e Pedro Rodrigues, quarto classificado.
 
Na classe Fórmula Renault, o ritmo foi ditado pelo Fórmula Renault 2.0 de Al Capone, piloto que repetiu o triunfo da primeira corrida, seguido do estreante Arnaldo Van Dunem, num Fórmula Renault Caparo. Na VJ, Paulo Vieira, com um Van Diemen Vauxhall JR 16V, foi o mais rápido, num feito replicado por Diogo Matos na classe KT, com um Van Diemen RF 85.
 
Em números, a jornada de Portimão das Single Seater Series traduziu-se por uma dupla vitória para António Correia na Fórmula Mais, com o Funspeed FS 2019: “Foram corridas com resultados bastante positivos, disputadas sob condições meteorológicas muito exigentes e nas quais tive que dar o meu máximo. No final, fica a satisfação de termos evoluído e de tudo ter corrido conforme esperávamos.
 
Um saldo igualmente obtido na classe ZT pela dupla Fernando Mayer Gaspar/Duarte Pires, a qual regressou nesta ronda à ação no troféu com o Mygale SJ00. Um fim de semana de conquistas que começou a ser desenhado por Fernando Mayer Gaspar, que venceu a corrida 1: “É sempre um prazer estar ao volante de um fórmula e tive a sorte de ter o António Correia mesmo à minha frente, o que foi um estímulo para tentar atacar, apesar das diferenças entre os monolugares.” Na corrida 2, o triunfo na classe sorriu a Duarte Pires: “Portimão tem um traçado onde é sempre giro pilotar e por isso foi bom. No entanto, para o futuro estamos a considerar desenvolver um modelo para disputar a Fórmula Mais, que se assume como uma classe bastante interessante.”
 
Já Paulo Vieira, autor de um duplo triunfo na classe VJ com um Van Diemen Vauxhall JR 16V, refere: “Foi um fim de semana muito quente e estar dentro do carro era um esforço tremendo. Mas o mais importante é que o fórmula esteve impecável, com a equipa a fazer um grande trabalho, o que me permitiu rodar e divertir-me, que era o principal objetivo.” Pelo mesmo diapasão alinha o duplo vencedor da classe KT e piloto que militou um Van Diemen RF85, Diogo Matos, que afirma: “Uma jornada muito gira, com várias lutas em pista e só espero voltar a ter mais fins de semana destes, foi fabuloso.” Uma satisfação partilhada por Al Capone, piloto que assinou a vitória na classe FR em ambas as corridas com o Fórmula Renault 2.0: “Foi um fim-de-semana de altos e baixos. Tive o meu primeiro acidente de fórmula, devido a um problema mecânico, mas, em oposição, triunfei nas duas corridas e melhorei de forma constante os tempos, o que foi bom.”
 
Já Fernando Cordeiro, vencedor da Fórmula Livre na corrida 1, com o Fórmula Novis PNC1, afirma: “Foi uma corrida exigente, tive problemas de caixa, ficando apenas com 2ª e 4ª velocidades. Felizmente consegui levar o carro até ao fim e ainda vencer a minha classe.”
 
A ronda de Portimão foi a segunda jornada da temporada de 2022 das Single Seater Series. Um evento importante no calendário da competição, conforme o responsável máximo da Motor Sponsor, André Marques, refere: “Conseguimos aumentar a grelha para esta prova, o que é positivo, e reunimos um leque variado de monolugares. Agradecemos a todos os que estiveram presentes e agora o objetivo é conseguirmos voltar a ter uma moldura de fórmulas que nos permita viabilizar a terceira prova do ano, que está agendada para setembro. Estamos comprometidos em trabalhar nesse sentido, mas sabemos que iremos precisar que os pilotos e as equipas estejam connosco. Se assim acontecer, dentro de dois meses vemo-nos seguramente no Estoril. Obrigado a todos.