30 de julho
No âmbito das comemorações do centenário da chegada do primeiro comboio à estação de Lagos, a Câmara Municipal da cidade elaborou um vasto programa de iniciativas culturais, com a colaboração da CP-Comboios de Portugal, IP-Infraestruturas de Portugal e Fundação Museu Nacional Ferroviário.
Entre as diversas atividades programadas para assinalar a data, o colóquio intitulado “100 Anos da Chegada do Comboio a Lagos - Passado, presente e futuro”, que se realiza hoje, vai contar com a presença do Vice-Presidente do Conselho de Administração da CP, que amanhã, também integra a comitiva de participantes no comboio especial, entre Lagos e o Apeadeiro de Meia-Praia.
Decorria o ano de 1922 e, a 30 de julho, o primeiro comboio chegava ao sul do País, um instrumento que muito contribuiu para o desenvolvimento social e económico da região.
Na estação de Lagos, o comboio era aguardado por altos responsáveis, designadamente o Ministro do Trabalho e Comércio e elementos dos Caminhos de Ferro do Estado e por muito público.