Serra de São Brás convida a viver as férias em festa

10:37 - 06/08/2022 SÃO BRÁS DE ALPORTEL
Em pleno coração da Serra do Caldeirão de São Brás de Alportel, a aldeia de Cabeça do Velho, acolhe neste fim de semana, dias 6 e 7 de agosto, a tradicional Festa de Verão, que integra nesta edição especial, o roteiro das Aldeias de Portugal, com a iniciativa Férias na Aldeia.

Organizada anualmente pelo Futebol Clube da cabeça do Velho, com o apoio da Câmara Municipal, a Festa de verão da Cabeça do Velho visa a valorização e preservação das tradições, saberes e sabores serranos, bem como a promoção dos produtos endógenos. Neste âmbito, a Festa tem início pelas 19h00 de sábado, dia 6, com o Mercadinho na Aldeia e petiscos serranos para degustação. A noite convida a um pezinho de dança como grupo “Improviso” e a atuação de Andreia Viegas e João Martins, reservando ainda o momento mais aguardado da noite ainda o momento mais aguardado da festa: o leilão de tabuleiros recheados com produtos típicos.

O Mercadinho na Aldeia reabre no domingo, pelas 19h00, para dar início à Festa que prossegue com petiscos serranos e muita animação, ao som do Duo Reflexão seguido pelo tradicional leilão de tabuleiros.

O programa de atividades integra um momento especial dedicado aos “Netos da Serra – os amigos da Lara”, uma iniciativa de valorização das raízes familiares à Serra, assinalado entre avós e netos, descendentes serranos que nasceram pós incêndio de 2012. Um momento que traz a memória o Projeto Lara de reabilitação da Serra pós incêndio, sensibilizando para a necessidade de preservação deste património natural, em especial pelas novas gerações.

A Festa de Verão termina ao som do Grupo Jasmim - músicas tradicionais ucranianas, como forma de afirmação cultural deste povo vitima de guerra.

 

Férias na Aldeia da Cabeça do Velho

Na edição deste ano, a tradicional Festa de Verão terá uma componente familiar diferenciada, integrada na iniciativa Férias na Aldeia, da rota turística de valorização dos territórios rurais “Aldeias de Portugal”. Uma nova dinâmica de valorização e promoção territorial coorganizada pela Câmara Municipal, Associação In Loco, Futebol Clube Cabeça do Velho, Associação Turismo de Aldeia e Grupo de Trabalho da Serra de São Brás, que desafia famílias a vivenciar um fim de semana diferente em contacto com a natureza e a identidade local.

Neste âmbito, o programa de atividades contempla para sábado, a partir das 16h30, um piquenique na sombra, com deliciosas iguarias serranas, seguido por um percurso pedestre por “Entre Vales, Fontes e Memórias da Serra do Caldeirão”.  Findas as atividades diurnas, os participantes terão oportunidade de degustar o tradicional jantar de grão, reservando ainda para o final da noite um pezinho de dança no Baile de Verão da Cabeça do Velho, bem como participar nas tradições locais de leilão de tabuleiros.

O amanhecer de domingo traz consigo novas experiências degustativas, um passeio pelo sobreiral para observação e contacto com a biodiversidade local seguido de um ateliê de cortiça, dedicado à reutilização desta matéria prima nobre e ecológica na criação de novas peças utilitárias e decorativas.

As atividades das Férias na Aldeia terminam com um almoço convívio recheado de tradições gastronómicas e histórias de que conhece a serra são-brasense na primeira pessoa.

Os últimos lugares para estas férias serranas encontram-se ainda disponíveis junto da Associação IN LOCO através do Tel. 969 986 206 ou e-mail. aldeias@in-loco.pt e são limitadas.