Doente suicida-se no Hospital de Faro após se lançar de 4º andar. Hospital sem medidas de segurança

10:03 - 13/08/2022 FARO
Tinha 68 anos e um historial médico que exigia cuidados redobrados e vigilância apertada. Luís Manuel Labiza era um homem deprimido e sofria de ansiedade e insónia. Deu entrada no Hospital de Faro depois de ter caído numa árvore.

Foi a 31 de julho que o homem, nascido em Ferreiras (Albufeira), deu entrada no Hospital de Faro. Luís tinha lesões múltiplas e foi para a Unidade de Cuidados Intensivos. O homem é depois deslocado para a enfermaria da Cirurgia com seis camas. Aqui, ficou perto da janela e não da entrada, como é habitual fazer-se com os doentes que possam colocar a sua vida ou a de outros em risco. Segundo o Jornal i apurou, o Hospital de Faro costuma retirar os puxadores das janelas em casos como o de Luís Manuel e, desta vez, não o terá feito.

O homem tirou os drenos, a algália e lançou-se da janela. Um doente ainda pediu socorro, mas ninguém chegou a tempo. No registo do doente, não consta este drama. De acordo com o documento a que o Jornal i teve acesso, pode ler-se: “Queda do 4º andar. Encontrado em respiração agónica que evolui para PCR em AESP, manobras de SAV 20min com recuperação da circulação espontânea. Estabilização na SE. Fluidos, epinefrina, ácido tranexâmico. ECO FAST sem sinais da hemoragia. Peço TC CE, pescoço, tórax, abdómen pélvico. Na sala de TC novamente PCR em AESP. Verificado óbito às 23:30h”. 

A ficha do doente tem informação escassa sobre as circunstâncias reais da morte. No decorrer da leitura do resto da ficha, esta foi a única referência que o jornal encontrou aos últimos momentos de vida do homem de 68 anos. Não se sabe se tropeçou ou se foi empurrado. Apenas um médico referiu a queda.

Esta é uma reportagem do Jornal i, que pode ler na íntegra AQUI.