Município de Albufeira distingue jovens de mérito no Dia Internacional da Juventude

12:10 - 16/08/2022 ALBUFEIRA
O dia 12 de agosto foi declarado como Dia Internacional da Juventude em 1999, após recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, que teve lugar em Portugal em 1998.

Para assinalar a data, O Município de Albufeira tem por tradição organizar um programa que tem por objetivo distinguir o mérito dos jovens albufeirenses em áreas como o Desporto, a Cidadania, as Artes, a Cultura e o Mundo Académico. Este ano, a autarquia voltou a comemorar a data com uma cerimónia que reuniu 62 jovens e as suas famílias no Salão Nobre dos Paços do Concelho, ao que se seguiu um almoço convívio e um passeio de barco pela bonita costa de Albufeira. 

O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Albufeira foi pequeno para acolher os jovens homenageados e as suas famílias que quiseram testemunhar e partilhar este momento de enorme orgulho e muita alegria, na data em que se celebra o Dia Internacional da Juventude, este ano subordinado ao tema “Solidariedade Intergeracional: Criar um Mundo para todas as Idades”.

Sessenta e dois jovens dos Agrupamentos de Escolas de Albufeira Poente, Ferreiras e Vale Pedras e vários Clubes e Associações desportivas, culturais e sociais do concelho, que se destacaram em áreas como o Desporto, Cidadania, Artes, Cultura e Mundo Académico foram elogiados pelo seu sucesso, mas também pelo empenho e altruísmo dedicados a causas sociais e humanitárias.

Na sua intervenção, José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, sublinhou que o tema escolhido pelas Nações Unidas para as comemorações do Dia Internacional da Juventude em 2022 é bastante pertinente, destacando que “fomentar a solidariedade entre gerações é fundamental para garantir uma sociedade mais inclusiva e sustentável”. O autarca mostrou-se bastante satisfeito por ver presente na sala várias gerações (jovens, pais e avós), o que qualificou de um excelente exemplo de solidariedade intergeracional.

José Carlos Rolo frisou a importância de reconhecer o valor das futuras gerações, “a Juventude é o futuro de uma nação, de uma cidade, de um concelho”, tendo salientado, igualmente, a necessidade “de eliminar barreiras relacionadas com a idade e o género, com vista a construir um mundo melhor para todos”. O presidente voltou a enfatizar a importância da solidariedade intergeracional, face a um mundo com cada vez mais desafios que ameaçam o bem-estar e o futuro das comunidades, dando destaque às alterações climáticas, à seca, aos incêndios, à gestão dos resíduos, à guerra, à Covid, ao aumento da inflação, entre outros problemas que, atualmente, afetam a sociedade. “O futuro é incerto, pelo que precisamos de trabalhar todos em conjunto, promovendo pontes intergeracionais e quebrando barreiras, com vista a construir um planeta mais sustentável e um mundo mais justo e inclusivo”. Para além destas reflexões, exortou os jovens a serem os “embaixadores da sociedade”, através da sua participação ativa nas associações.