Inaugurada a Central Fotovoltaica de Paderne

15:14 - 09/09/2022 ALBUFEIRA
A NextEnergy Capital, empresa de gestão de investimentos e ativos no setor das energias renováveis, e a Frequent Summer, empresa que se foca no desenvolvimento de projetos fotovoltaicos, inauguraram a Central Fotovoltaica de Paderne, um investimento que ronda os 18 milhões de euros.

Foi inaugurada hoje, dia 08 de setembro, a Central Fotovoltaica de Paderne, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, do Managing Director da NextEnergy Capital, Filinto Martins e do Representante da Frequent Summer, Rogério da Ponte.

Este parque solar é composto por 39.564 painéis solares, com uma potência instalada de 17,4 MWp, distribuídos por uma área de cerca de 28 hectares.

O Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, referiu na apresentação que este era um investimento que fazia falta. «A inauguração deste parque fotovoltaico acontece numa altura em que se discute muito a questão energética […], e que se juntam aqui as questões das alterações climáticas e da seca».

O edil acrescentou ainda que «temos que investir cada vez mais neste tipo de projetos, não só pelas razões que referi acima, mas também devido à Guerra na Ucrânia, que acabou por criar uma instabilidade energética. Nunca pensei que a Europa tivesse energeticamente tão dependente de países de Leste».  O autarca lembrou que o conflito bélico entre a Rússia e a Ucrânia fez com que vários países da Europa, como a Espanha, 

França e Alemanha, adotassem novas medidas de produção energética.

A capacidade de produção anual da Central Fotovoltaica de Paderne será de 29,6 GWh de energia elétrica, permitirá abastecer mais de oito mil habitações e evitar a emissão de 9.620 toneladas de CO2 por ano, conforme referiu José Carlos Rolo.

«Esta central vai dar cobertura a oito mil fogos, tratando-se de uma energia que não polui, é renovável, limpa e silenciosa», enfatizou. Por fim, José Carlos Rolo mostrou-se satisfeito com a iniciativa: «estou muito satisfeito com esta iniciativa e sobre esta Central Fotovoltaica nutro elevadas expectativas», finalizou.

Filinto Martins, Diretor-Geral do fundo NextPower III (NextEnergy Capital) começou por lembrar que este é um «projeto geracional», devido à longevidade que pode assumir. O responsável recordou o «elevado potencial» de Portugal, no que à produção de energia solar diz respeito e a importância deste tipo de energia.

«A Central Fotovoltaica de Paderne reflete este cenário e mostra a aposta da NextEnergy neste tipo de investimentos. Desta forma, a empresa não só reforça a sua presença global, através da concretização de mais este projeto em Portugal, como contribui para o desenvolvimento económico e sustentável da região do Algarve», acrescentou Filinto Martins.

A NextEnergy Capital possui investimentos em mais de 350 centrais solares, com potência de cerca de 2,5GW. O NextEnergy Group, a que a empresa pertence, foi fundado em 2007 e desde então tem estado ativo no desenvolvimento, construção e operação de projetos solares em diferentes países. Em Portugal, iniciou a sua atividade em 2020, através do seu fundo internacional NextPower III, com a construção desta central que agora se torna no seu segundo projeto em operação no país. Neste momento, o NextPower III tem outros dois projetos em construção em Portugal, com capacidade agregada de 250MWp. No total, o conjunto de todos investimentos que tem em curso vai permitir à empresa atingir uma capacidade instalada na ordem dos 300 MW em Portugal.

O representante da Frequent Summer, Rogério da Ponte, disse ao nosso jornal, A Voz do Algarve, que este projeto surge numa altura em que o tema da energia está «na ordem do dia» e sublinhou que esta é uma «fonte renovável, limpa e amiga do ambiente, que irá diminuir a dependência ao exterior».

Rogério da Ponte falou ainda da «autossustentabilidade» que o Município de Albufeira passará a ter.

«Devido à elevada exposição solar, o Algarve apresenta condições meteorológicas únicas para o estabelecimento de uma Central Fotovoltaica, para além de ser uma região que já tem conhecimento, capacidade instalada e recursos humanos preparados para desafios e investimentos como este. Por todas essas razões, a estratégia da Frequent Summer vai passar não só por esta central, mas também por outros projetos ainda em desenvolvimento», sublinhou.

A Frequent Summer, participada pelo Grupo Asunim e Cardinal Flexível - que constituem uma referência internacional na energia solar fotovoltaica - tem a capacidade de planear, projetar e desenvolver sistemas fotovoltaicos, eólicos ou de hidrogénio verde (H2V). Enquanto um dos principais impulsionadores de parques solares fotovoltaicos em Portugal, a empresa conta já com mais de 400MW desenvolvidos, uma capacidade que pretende continuar a aumentar.

Com a recente aposta no desenvolvimento de projetos de hidrogénio verde, a Frequent Summer pretende continuar a contribuir para um Portugal mais sustentável, amigo do ambiente e com tendência a diminuir a dependência de energia externa.

À margem da inauguração da Central Fotovoltaica de Paderne, foi ainda anunciado por José Carlos Rolo a construção de «dois novos parques fotovoltaicos», no sentido de aumentar em 30 MWp a capacidade do concelho.

 

Por: Filipe Vilhena