Conferência aborda impacto de plantas levadas para o Algarve nos Descobrimentos

09:13 - 20/09/2022 ALJEZUR
As mudanças provocadas pela chegada à Europa de plantas e produtos vegetais exóticos é o tema da conferência «As plantas dos Descobrimentos e o seu impacto no Algarve», que se realiza na sexta-feira, em Aljezur, foi ontem divulgado.

Em comunicado, a Direção Regional de Cultura do Algarve adianta que a conferência vai permitir tratar “uma história fascinante que exprime eloquentemente o conceito de globalização, relacionando povos, produtos, descobertas e culturas, proporcionando igualmente a oportunidade de aprofundar o conhecimento da história do Algarve nos últimos 500 anos”.

A investigadora e doutorada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa Teresa Nobre de Carvalho será a oradora do colóquio, organizado no âmbito do projeto de cooperação transfronteiriça Magallhanes ICC (Indústrias Culturais e Criativas).

O evento foi inspirado nos 500 anos da viagem de circum-navegação do português Fernão de Magalhães e pretende ser um “dinamizador da economia criativa, incentivando e dando ferramentas às Indústrias Culturais e Criativas, que abrangem atividades relacionadas com a arte, música, literatura, moda, media, ‘design’, artesanato, entre outras”, lê-se na nota.

“As viagens marítimas dos séculos XV e XVI deram a conhecer novos territórios, aproximaram os continentes e possibilitaram o aparecimento ou difusão na Europa de novos produtos e ingredientes culinários, que na altura despertaram curiosidade e estranheza, mas que acabaram por ser assimilados na nossa cultura, de tal modo que hoje não imaginamos a nossa cozinha sem a presença de alguns deles”, explicam os organizadores da conferência.

Também no âmbito do projeto de cooperação transfronteiriça, tem lugar a 28 de setembro na sede da Tertúlia Associação Sócio-cultural de Aljezur uma “oficina criativa de ‘design’ territorial”, onde a designer Alexandra Santos vai apontar “alguns caminhos para utilizar a história como elemento ativo num processo criativo”.

Os participantes terão a oportunidade de utilizar “técnicas de ‘design’ territorial com o objetivo de estimular o surgimento de novas ideias a aplicar na criação e ou desenvolvimento de produtos ou serviços no âmbito das ICC”.

O projeto Magallanes_ICC visa permitir a criação de novo conhecimento sobre a participação da região algarvia no empreendimento da expansão marítima dos séculos XV e XVI, e dos designados “lugares de globalização do barlavento [oeste] algarvio”, nomeadamente, Aljezur e Monchique, no distrito de Faro.

A primeira viagem à volta do Mundo, a bordo da nau Victoria, começou em 20 de setembro de 1519, em Sanlúcar de Barrameda, no sul de Espanha, e terminou em 06 de setembro de 1522, no mesmo local.

Fernão de Magalhães, que planeou a viagem que foi financiada pelo reino de Espanha, não terminou a expedição, uma vez que morreu nas Filipinas, em 1521, aos 41 anos, tendo esta sido concluída pelo navegador espanhol Sebastião Elcano.

Portugal e, principalmente, Espanha organizaram inúmeras iniciativas desde 2019 para assinalar os 500 anos desta viagem histórica.

“As plantas dos Descobrimentos e o seu impacto no Algarve” terá lugar na sexta-feira a partir das 17:30 na Junta de Freguesia de Aljezur.