Algibre

13:31 - 19/10/2022 OPINIƃO
GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

Algibre significa “Perto” em Árabe e de facto, esta ribeira e os seus afluentes correm próximo de várias povoações sem as travessar – Quarteira, Boliqueime, Paderne, Tôr, Querença, Alportel, Salir, Benafim, Alte…

Nasce no Malhão, em plena Serra do Caldeirão. Percorre a Beira-Serra, onde vão confluindo as Ribeiras do Freixo e das Mercês; o Barrocal onde se junta ás Ribeiras do Rio Seco, dos Moinhos e de Alte e espraia-se pelo Litoral. A bacia de receção (fig.), quase toda no Concelho de Loulé, ocupa cerca de 10% do Algarve. A Poente, a bacia prolonga-se para Paderne – Ribeira de Alte e a Leste, a Ribeira das Mercês nasce em Alportel.

Os últimos 5 km, antes da foz, fazem de fronteira entre as freguesias dos Olhos de Água e de Quarteira. Do lado dos Olhos de Água temos o complexo turístico da Aldeia das Açoteias e na outra margem a Vilamoura e a Quinta da Ombria, entre a Tôr e Querença.

A maior parte do aquífero Querença-Silves (100 milhões m3/ano) localiza-se na Bacia do Algibre, de onde brotam as fontes de Alte, Benafim, Salir, Benémola, Fonte Filipe...

Em termos monumentais, temos junto á Foz as ruínas Romanas do Cerro da Vila e a Ponte Barão e a Ponte e Castelo de Paderne…

Até há 50 anos, não só as atividades agro-florestais eram intensas em torno do Algibre, como também a industrial, atestado pelos muitas açudes e azenhas (todas diferentes) ao longo do seu leito – Moinho das Figueiras Euchárias, Cotovio, Fontes das Torres, Algibre, Vau, Porto Novo, Alagadouro, Ombria, Passagem, Benémola, Assumpção, Barreiros, Cabana, Romeira, Venda, Olho de Almargem, Pego dos Cavalos, Esparteiros, Porto de Alte, Porto das Chãs, Gramassa, Recanto…

Aspeto negativo - a fraca qualidade da água das ribeiras, devido aos esgotos provenientes das ETARs dos povoados acima mencionados. Só a de Vilamoura, situada a 3 Km da Foz, verte cerca de 5 milhões de m3/ano, os quais melhor seria serem reutilizados, em vez de poluírem as praias dos Olhos de Água e de Quarteira, conforme a orientação do vento (SW ou Levante) …