Desporto como um equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional

11:43 - 28/09/2022 DESPORTO
Hoje, no nosso dia-a-dia, focamo-nos muito nos resultados do trabalho e esquecemos a importância de manter um corpo saudável, bem como a mente.

O exercício físico não só é positivo para as pessoas nas suas vidas pessoais, mas também na sua vida profissional. François-Pierre Puech, diretor de Robert Walters Portugal, comenta: «Se começarmos a trabalhar encorajados e psicologicamente descansados, o nosso trabalho e competências de produtividade aumentarão em uma percentagem elevada.»

Segundo a Inegi, em 2019, do número total de pessoas que declararam praticar atividade física, 63% o fizeram por razões de saúde. Esta proporção cresceu para 70,6% em 2020 e subiu para 73,9% em 2021.

O impacto do desporto na sua vida profissional

O desporto ajuda-nos a libertar a tensão e a combater o stress, causando bem-estar em nós mesmos, o que favorece mais atitude e trabalho descontraído ao realizar as nossas tarefas no dia-a-dia.

Fazer pelo menos 30 minutos de exercício intenso provoca a libertação de endorfinas, o que aumenta a nossa autoestima, promove a calma, melhora o humor, abranda o processo de envelhecimento, melhora as funções e reduz a ansiedade. A aparência física melhora e isso ajuda a melhorar a nossa autoconfiança, enquanto o nosso corpo também estará em melhores condições internamente, com uma reação mais ágil e velocidade de pensamento. Desta forma, podemos obter melhores negociações, trabalhar mais e obter melhores resultados laborais, mentais e desportivos.

Alcançar uma melhor relação entre colegas, amigos, familiares e familiares, através do desempenho de atividades em conjunto, favorece o ambiente de trabalho e o trabalho em equipa ao encontrar um desporto comum.

François acrescenta: «O networking que você consegue através de qualquer esporte é muito poderoso, você conhece pessoas de todos os tipos de indústrias e setores. Além disso, o esporte nos ensina que metas exigem sacrifício e não são cumpridas da noite para o dia, basicamente os grandes valores da persistência e perseverança».

Ações que podem ser promovidas por organizações para procurar uma melhor saúde física e mental:

  • Pausas: É fácil sentar-se o dia todo em frente ao computador, mas é fundamental que se levante regularmente e se mova, seja para andar pela casa, esticar-se, beber água; que funciona melhor para aliviar o stress e libertar endorfinas.
  • Alugar plataformas: Se não puder ir ao ginásio, experimente sessões de exercícios online. Existem muitas redes de ginásios e centros de bem-estar que oferecem aulas gratuitas e têm benefícios organizacionais para as empresas oferecerem aos seus colaboradores.
  • Gestão do Tempo: A formação constante é essencial para os colaboradores, pelo que, dentro do seu plano de formação, tente incluir sessões de gestão do tempo que ajudem os colaboradores a ter um melhor equilíbrio entre a sua vida pessoal e profissional.
  • Aulas online: Algumas empresas alocam horas da semana para contratar um treinador que possa dar sessões à hora do almoço ou fora do horário de trabalho.
  • Desconexão: Em média, as pessoas trabalham mais de 28 horas de acordo com um inquérito realizado pela Fundação para a Saúde Mental e pelo LinkedIn; Isto fez com que o risco de burnout aumentasse significativamente.

Quando trabalham em casa, alguns colaboradores acham tentador trabalhar mais para melhorar a sua progressão na carreira e mostrar ao patrão que estão a ser produtivos, mas isso pode ser prejudicial para a saúde. Incentivar o horário de trabalho com limites saudáveis e razoáveis.

François conclui «A disciplina e paixão que o desporto exige, ajudam a mover-se na parte profissional, sendo mais disciplinados, organizados e focados em alcançar objetivos. Simplesmente fazendo isto, na sua pessoa forja estrutura, disciplina e encontra habilidades que nunca imaginou alcançar. Mas o mais importante é que a sua mente e corpo cresçam na medida em que serão imparáveis em qualquer objetivo ou aspeto que estabeleçam para si mesmos na vida».