Créditos: Carolina Duarte Photography
LEONOR COELHO SOBE AO PÓDIO NA FINAL DO CAMPEONATO DE PORTUGAL

11:27 - 28/09/2022 DESPORTO
Foi entre os dias 21 a 25 de setembro que a jovem cavaleira Leonor Coelho e a sua companheira de pista Esguia participaram na Final do Campeonato Nacional de Dressage e Paradressage decorrido na Quinta da Beloura Horse Center, onde após três dias de provas encerraram a época desportiva2022, no escalão Children, com a Medalha de Bronze.

Após a aprovação da égua Esguia no VET-CHECK de quinta feira 22, foi tempo do reconhecimento das pistas para que no dia seguinte se iniciasse a competição num escalão composto por atletas muitos fortes.

Na sexta feira, Leonor Coelho e Esguia foram o último conjunto a entrar em pista e não podiam ter começado da melhor forma, uma vez que iniciaram a sua competição em grande com a reprise Children Preliminar B alcançando o 1º lugar com 73,976%. No segundo dia de competição, na reprise Children Team Competition, a classificação obtida pelo binómio garantia ainda o 1º lugar provisório deste escalão. Contudo, no terceiro e último dia de provas com a reprise Children Individual, o conjunto baixou a sua média e encerrou a época desportiva 2022 com a Medalha de Bronze, subindo ao pódio para assumir o 3º Lugar.

“Foi uma época desportiva muito competitiva”, tal como nos transmitiu Leonor. “Estou muito feliz com mais esta conquista e com mais este título, uma vez que estou com a Esguia há cerca de um ano apenas e um conjunto/binómio necessita de muito tempo de adaptação. A Esguia era montada pela profissional Sara Cabral e estava a competir no nível de Grande Prémio. Desde que está comigo tem havido muito trabalho, especialmente da minha treinadora Raquel Falcão para que o conjunto esteja ao mais alto nível. Devo referir também que o Dr. Bruno Miranda, o Dr. Miguel e a Dra Laura cuidam da Esguia com elevado profissionalismo e são uns veterinários ótimos. É importante frisar, pois se a Esguia não estiver de perfeita saúde, será complicado realizar provas neste nível de competição. Tal como o ferrador João Suzano, que procura aplicar as ferrações que melhor se adequam à Esguia. Todos juntos, somos uma Equipa. E em pista, eu dependo da minha égua e ela depende de mim, sempre. Quer seja nos treinos, quer seja nas provas. E basta uma de nós, por algum motivo, se desconectar uma da outra (nem que seja por segundos) que é o suficiente para baixarmos a nossa média no exercício que estamos a executar. Por isso, creio que cumpri com todos os objetivos propostos para esta temporada: com cerca de um ano de trabalho em conjunto participámos em várias competições nacionais, em várias competições internacionais, participámos num Internacional em Segóvia, fomos selecionadas para representar Portugal no Campeonato da Europa e agora subimos ao pódio. Estou profundamente feliz e realizada”.

Leonor Coelho, atualmente, é a cavaleira Nº1 do Ranking Nacional de Ensino e com apenas 13 anos conta já com um currículo desportivo invejável onde constam vários títulos e participações em Campeonatos da Europa, entre os quais: Campeã Regional do Algarve 2018 (Escalão Iniciados – Nível Preliminar); Vice-Campeã Regional do Algarve 2019 (Escalão Iniciados – Nível Elementar);

Campeã de Portugal 2019 (Escalão Iniciados – Nível Elementar), Participação no Campeonato da Europa Children e Juniores 2021 (Oliva Nova – Espanha), Participação no Campeonato da Europa Children e U-25 2022 (Budapeste – Hungria) e agora conquista da Medalha de Bronze no Campeonato de Portugal 2022 (escalão Children).

Recorde-se que Leonor é atleta da Academia Dressage Portugal e pelo segundo ano consecutivo integra o Programa de Dressage de Preparação para a Competição de Alto Rendimento promovido pela Federação Equestre Portuguesa.