O Lixo do Senhor Bartolomeu
«Outonitos de Teatro» promove cultura teatral junto de crianças e jovens

15:39 - 06/10/2022 PORTIMÃO
De 8 a 15 de outubro, o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão recebe a segunda edição dos «Outonitos de Teatro», uma organização do TIPO - Teatro Infantil de Portimão em parceria com a Câmara Municipal de Portimão.

A iniciativa, cuja primeira edição teve lugar no Museu de Portimão em 2019, visa dinamizar e promover a cultura teatral para as crianças e jovens, assim como a inter-relação entre os grupos e companhias de teatro, estimulando em paralelo a animação social da cidade.

Também é objetivo dos organizadores preencher a lacuna que se verifica desde o fim dos Outonos de Teatro, possibilitando ao público infantojuvenil e suas famílias a oportunidade de assistirem a peças de teatro destinadas a esta faixa etária.

O programa arranca já este sábado, 8 de outubro, com a peça “O burro teimoso”, que a Companhia Bonecos de Almar leva ao palco do Pequeno Auditório a partir das 16h00, numa sessão para famílias.

A peça faz parte do repertório tradicional de Teatro Dom Roberto, ou Teatro de Robertos, forma tradicional portuguesa de teatro de marionetas cuja origem remonta ao séc. XVII.

Apresentado tradicionalmente em feiras, romarias e ruas, esta expressão teatral é caracterizada pelos pequenos bonecos de madeira e trapo que dão vida a histórias simples da realidade portuguesa, marcadas pelo som estridente da palhete colocada na boca do bonecreiro e pela inevitável cena de pancadaria.

Segue-se no dia 11 de outubro a Companhia Era Uma Vez Marionetas, com a peça “O Lixo do Sr. Bernardo”, que será interpretada a partir das 11h00 no Pequeno Auditório, numa sessão dirigida a crianças dos jardins-de-infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Em mais este espetáculo de marionetas, aborda-se as vivências do senhor Bartolomeu, típico cidadão mal-educado e porcalhão, a quem o duende Zacarias, com a ajuda do público, ensinará a fazer a reciclagem dos lixos e a ter boas maneiras.

Nos dias 12 e 13 de outubro será a vez de o TIPO encenar “O Circo D’el Cordel”, em espetáculos agendados para as 11h00 na Black Box do TEMPO e igualmente destinados a crianças de jardins-de-infância e do 1º Ciclo.

A história, da autoria de João Cunha e de João Bota, que a encenou, gira em torno do imaginário de bonecos de corda ou de cordel, entre diversos trapezistas, uma foca malabarista e um tigre-de-bengala, passando pela apresentação de um mini circo de ‘pulgas’.

Esta panóplia de brinquedos de corda e de cordel terá um apresentador não menos excêntrico, interpretado pelo próprio João Bota, que domará todas as personagens, contando a história à medida de diferentes momentos.

Por fim, nos dias 14 e 15 de outubro, a Vicenteatro - Associação de Animação Cultural protagonizará no Grande Auditório a peça “Trinta mil reis e uma carga de presuntos”, que resulta de uma reflexão sobre as famosas e fantásticas histórias de Fajão, aldeia do concelho de Pampilhosa da Serra.

Os textos teatralizados, cuja origem se perde nos tempos, são de uma grande riqueza histórica, etnográfica e antropológica e chegaram até aos nossos dias através da oralidade, dando origem a recolhas, reflexões universitárias e vários trabalhos artísticos.

No dia 14, a sessão acontece às 11h00, sendo dedicada aos alunos do 1º Ciclo, enquanto a sessão de dia 15 está marcada para as 16h00 e dirige-se às famílias.

As inscrições para escolas deverão ser feitas através do email tipoteatroinfantil@gmail.com, ao passo que os bilhetes relativos às sessões para famílias estão à venda em https://tempo.bol.pt ao preço unitário de 5 euros, ou de 3 euros em caso de menores de 18 anos.