Portugal terá chuva já a partir de terça-feira e até ao «resto desta semana»

09:33 - 18/10/2022 NACIONAL
O tempo vai mudar em Portugal. A partir do meio da tarde de hoje, dia 18 de outubro, terça-feira, prevê-se uma alteração significativa das condições do estado do tempo em Portugal continental.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), «o posicionamento de uma depressão complexa e quase estacionária no Atlântico Norte, levará ao estabelecimento de um fluxo que transporta ar muito húmido até ao continente. Desta forma, prevê-se que o resto desta semana seja caracterizada por tempo chuvoso em Portugal continental».

«Na noite de 18 para 19, uma superfície frontal fria deverá atravessar o território, com ocorrência de precipitação por vezes forte, inicialmente no litoral Norte e Centro, estendendo-se gradualmente ao restante território, assim como uma intensificação do vento, que será por vezes forte no litoral e nas terras altas. Com a passagem deste sistema frontal será de esperar uma descida das temperaturas para valores próximos do normal para a época, a partir de quarta-feira dia 19», escreve ainda o IPMA.

O instituto refere ainda que «a persistência deste fluxo do quadrante sul ao longo dos restantes dias da semana permitirá a chegada de massas de ar tropical com elevado conteúdo em vapor de água, num padrão usualmente conhecido como rio atmosférico. Esta situação meteorológica deverá originar diversos períodos de precipitação persistente, podendo esta ser por vezes ser forte, acompanhada de trovoada, e de vento forte no litoral e terras altas»

A agitação marítima vai aumentar gradualmente na costa de Portugal continental e nas zonas marítimas de responsabilidade nacional, devendo ser superior a 4 metros no litoral oeste na quinta-feira dia 19.

Sete distritos do continente sob aviso amarelo na quarta-feira devido à chuva

Os distritos de Viseu, Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar na quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, com possibilidade de trovoada, segundo o IPMA.

Estes sete distritos do continente vão estar sob aviso amarelo devido à chuva entre as 03:00 e as 15:00 de quarta-feira.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou também os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga sob aviso amarelo por causa do vento sul, temporariamente forte com rajadas até 85 quilómetros por hora no litoral e terras altas, entre as 00:00 e as 09:00 de quarta-feira.

Os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga estão também sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima entre as 03:00 de quinta-feira e as 03:00 de sexta-feira.

De acordo com o instituto, estão previstas ondas de oeste/sudoeste com 04 a 05 metros, passando gradualmente a ondas de oeste/noroeste.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.