O PSD Algarve foi surpreendido com a notícia de que os doentes oncológicos do Algarve estão a ser enviados para Sevilha para tratamentos de radio cirurgia, o que já mereceu o repúdio da Associação Oncológica do Algarve.
Recorde-se, a este respeito, que, há cerca de seis meses, foi possível, pelo clamor gerado na região e muita pressão política, travar o procedimento concursal que levaria os tratamentos de radioterapia para Espanha.
Segundo Cristóvão Norte, Presidente do PSD Algarve, “
É um retrocesso que nenhum de nós pode admitir e que não tem justificação à luz da tecnologia existente na região, como já sustentou publicamente a Associação Oncológica do Algarve. Foi isto que não nos disseram na altura. Tinham dois concursos internacionais a decorrer e não um, como se fez crer. Anularam um, mas deixaram correr o outro, sabendo que o resultado era este que hoje temos pela frente.
Digo e repito, havendo alternativa - e há - é uma crueldade enviar doentes com cancro, frágeis, vulneráveis, a travar a mais dura e implacável batalha das suas vidas, para longe, onde nada conhecem, onde não estão com família, nem conhecem pessoal médico ou falam a sua língua.
Jamais se deveria admitir num concurso desta natureza que o local de prestação do tratamento fosse outro que não a região.
Por um punhado de euros estamos a fazer os doentes sofrerem.
O Centro Hospitalar do Algarve tem que assumir as suas responsabilidades pela forma como em todo este processo mentiu e continua a mentir aos algarvios. E desfazer este absurdo sem justificação. Se não o fizer, o Governo tem que o chamar à razão.”
O PSD Algarve apela a que esta decisão seja revertida e espera que os algarvios sejam tratados na região onde há todas as condições para o efeito.