Portugal Masters: Melo Gouveia arranca forte, Smith isola-se no comando

20:22 - 27/10/2022 DESPORTO
O português Ricardo Melo Gouveia estreou-se com uma boa exibição no 16.º Portugal Masters, a decorrer no Dom Pedro Victoria Golf Course, e colocou-se no top-15 ao final da volta inaugural, liderada pelo inglês Jordan Smith.

Num dia de boas condições climatéricas, com tempo quente e ausência de vento, os bons resultados começaram a surgir cedo, tendo inclusivamente o profissional português, membro do DP World Tour, assumido a liderança da prova ao fim dos primeiros nove buracos, antes de encerrar a jornada, empatado, no 14.º lugar com 66 pancadas (-5).

Melo Gouveia, 120.º colocado no ‘ranking’ do Circuito Europeu, iniciou a sua participação no Portugal Masters no buraco 10 e registou seis ‘birdies’ (nos buracos 11, 12, 15, 16, 17 e 2) e um ‘bogey’ no último ‘green’, após um jogo muito sólido e eficaz.

Graças à boa exibição, Ricardo Melo Gouveia, que está a jogar pela manutenção no DP World Tour em 2023 no traçado algarvio (Par 71), vai partir para a segunda ronda a quatro ‘shots’ do inglês Jordan Smith, que, com um resultado de 62 pancadas (-9), conseguiu ultrapassar pela distância mínima o anterior líder, o neerlandês Joost Luiten, segundo classificado a par do dinamarquês Jeff Winther.

Assim como Melo Gouveia, o também português Tomás Bessa destacou-se entre o ‘field’ de 120 jogadores a disputar o torneio dotado de dois milhões de euros, ao entregar um primeiro cartão com 67 ‘shots’ (-4) para integrar o grupo dos 29.º classificados.

Depois da estreia em 2017 como profissional e de ter falhado a edição do ano passado por lesão, Bessa está a jogar pela quarta vez o Portugal Masters e hoje, com um jogo muito assertivo, colocou-se em boa posição de passar pela segunda vez na carreira o ‘cut’, que apurará os 65 melhores e empatados para as últimas duas voltas.

Ricardo Santos, também jogador do DP World Tour, não foi tão eficaz nos ‘putts’ e acabou por assinar um ‘score’ inicial de 69 pancadas (-2), apesar de ter jogado de forma consistente do ‘tee’ ao ‘green’.

Enquanto o profissional algarvio, de 40 anos, número 160 na hierarquia do circuito europeu, está no limite do ‘cut’ provisório, ao figurar na 57.ª posição, Tomás Gouveia está à distância mínima de garantir o apuramento para os derradeiros 36 buracos, após as 70 pancadas (-1) iniciais.

Pedro Figueiredo, por sua vez, cumpriu o Par do campo e está a dois ‘shots’ do ‘cut’ provisório, ao passo que Pedro Lencart, com 72 pancadas (+1), Vítor Lopes e o amador Hugo Camelo Ferreira, ambos com 74 (+3), têm uma tarefa mais complicada para alcançar a manutenção em prova, depois de um primeiro dia em que 86 jogadores bateram o Par do Dom Pedro Victoria Golf Course.