No passado dia 29 de outubro, aconteceu a abertura do Halloween Albufeira 2022.
Este evento terá três dias de diversão dos rituais ancestrais. Bruxas, zombies, cuspidores de fogo, andarilhos, lobisomens e outras personagens assustadoras invadem o centro de Albufeira e a Avenida Sá Carneiro, na zona da Oura, durante três noites de muitos sustos, horrores e travessuras.
À semelhança de edições anteriores, o Largo Engenheiro Duarte Pacheco, a Rua 5 de Outubro e a Avenida Sá Carneiro estão decoradas a rigor, num cenário onde não falta o Túnel dos Horrores e muitas personagens assustadoras. O programa integra concursos, artes performativas, música, dança, pinturas faciais, desfiles fantasmagóricos, uma Spooky Run, entre outras várias surpresas.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira congratula-se com mais uma edição do Halloween, uma iniciativa que ano após ano, tem vindo a granjear fãs entre miúdos e graúdos, não só de Albufeira, mas também de outras zonas do Algarve, potenciando a economia local, durante a época baixa. José Carlos Rolo sublinha que “esta é mais uma iniciativa que confirma que Albufeira tem grande atratividade durante todo o ano e que o Halloween, apesar de não ser uma tradição originalmente portuguesa, veio para ficar”, aproveitando para agradecer aos comerciantes e restantes parceiros, sem os quais a realização do evento não seria possível”.
O evento decorre de 29 a 31 de outubro. Hoje, as celebrações começam mais cedo, pelas 19h00 com um desfile fantasmagórico que vai percorrer a baixa da cidade, acompanhado pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, zombies, cuspidores de fogo, bailarinas, andarilhos e outras personagens, a que se junta a Banda Al Fanfare.
Às 20h00, a partir do Largo Eng.º Duarte Pacheco, realiza-se a Spooky Run. A iniciativa conta com dois percursos (de 7 e de 4 km) à escolha dos participantes. Trata-se de uma organização do Clube Desportivo das Areias S. João, com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira e parceria das Caminhadas ao Luar, LiberMed, e Horta da Orada.
Mais ou menos pela hora do jantar, às 21h00, a Piri Piri & Co desafia os participantes para o concurso “Asinhas infernais”. Prepare-se para “deitar fogo pela boca”, o que combina na perfeição com o espírito da época. Para acalmar o estômago e animar os foliões, segue-se a atuação da banda local Diébe Band. A animação prossegue no Largo Eng.º Duarte Pacheco, com o DJ Henrique Pontes, a partir das 23h30. Também na Rua 5 de Outubro, mas às 22h00, a animação fica a cargo do DJ Miguel Filhó.