Por ocasião do CENTENÁRIO DE JOSÉ SARAMAGO, a Biblioteca Municipal de Castro Marim recebe, no dia 15 de novembro, pelas 21h00, o espetáculo «A maior Flor do Mundo», uma revisita ao livro do escritor, em que este entra dentro da própria narrativa e se transforma em personagem, questionando a sua capacidade de escrita e o facto de ser capaz de algum dia escrever uma história para crianças.
Para miúdos e graúdos, o espetáculo é composto por palavra, música e dança. Tão delicado quanto surpreendente, promete chegar, através do imaginário dos mais novos, “aos mais doces e ternos recantos do nosso coração”, uma produção Foco Lunar, com criação de Vasco Letria, música original da Inversus e coreografia de Paula Pinto.
A obra de José Saramago foi distinguida em diversos países, com vários prémios, entre os quais cabe destacar o Prémio Luís de Camões em 1995 e o Prémio Nobel da Literatura em 1998. José saramago tornou-se consagrou-se para além das fronteiras de Portugal. É um “escritor do mundo”, cuja obra se expressa em diferentes manifestações artísticas, educativas, políticas e sociais, levando consigo, incontornavelmente, a língua e a cultura portuguesas.