Descontos Black Friday 2022: dicas para comprar muito e gastar pouco

16:55 - 23/11/2022 ECONOMIA
Chegou o dia das campanhas mais loucas. Descobre os descontos da Black Friday 2022 e conhece as campanhas do mercado.

A Black Friday 2022 está prestes a chegar. Marcada para o dia 25 de novembro, será um evento comercial com muitas oportunidades em diferentes lojas - seja em eletrodomésticos, mobiliário, artigos de decoração ou roupa. Queremos conheças os melhores descontos da Black Friday e como funcionam.

Vamos ajudar-te a usufruir desta experiência, que te vai ajudar a comprar muita coisa sem gastar todo o dinheiro que trazes contigo na carteira. No entanto, não te deixes levar pela tentação e tenta manter-te  informado sobre os cuidados a ter com as compras na Black Friday. No pior das situações, poderemos ser rapidamente enganados. 

O que comprar na Black Friday 2022?

Nos dias que correm, a constante subida dos preços e a escalada assombrosa da inflação são razões suficientes para aproveitar todos os descontos que existem. A Black Friday 2022 é um desses casos, mas convém sempre perguntares-te se estás a precisar de alguma coisa, para poderes evitar gastos desnecessários. 

Para tal, e se és daqueles que espera ansiosamente por este momento, deves criar uma lista com todos os produtos que precisas e qual o orçamento disponíveis. As nossas sugestões de artigos com descontos na Black Friday a não perder são:

 

  • Mobiliário: as peças de mobiliário estão cada vez mais caras, por isso há que agarrar as primeiras promoções. Este ano, a Conforama apresenta a campanha “Black Friday Louco”, de 19 a 22 de novembro, com 35% de desconto direto em sofás e 15% de desconto adicional em móveis (inclui ainda montagem em casa gratuita). Pode ser a melhor oportunidade para decorar o quarto de casal com mais estilo. Dia 25 de novembro estão reservadas novas promoções na Conforama que certamente serão acrescidas pelo 30º aniversário da marca;
  • Grandes eletrodomésticos: a Worten apresenta uma das melhores campanhas da Black Friday dos últimos anos. “I w Black Friday: All You Can Shop” permite adquirir hoje mesmo os melhores produtos para o teu lar, como frigoríficos, televisões, fogões ou placas de indução. Se ficar mais barato - até ao dia 25 -, a Worten devolve a diferença. Não precisas de esperar até à Black Friday para adquirir produtos essenciais ao teu dia a dia;
  • Artigos de decoração para casa ou jardim: a marca sueca IKEA promove uma Black Friday ao contrário. Até ao dia 29 de novembro, a campanha #BuyBackFriday permite vender aqueles produtos originais IKEA que já não usas e receber até mais 50% do valor da venda em cartão de reembolso exclusivo IKEA Family. Desta forma, poderão ser colocados à venda pela empresa, a preços de segunda mão. É uma forma de ajudar quem não consegue comprar produtos novos e evitar o desperdício;
  • Computadores, telemóveis e tablets: além da Worten, a Fnac Portugal e a Rádio Popular terão descontos na Black Friday neste tipo de equipamentos essenciais para estudantes. No entanto, os mesmos só serão revelados no dia 25 de novembro. Até lá podes explorar os descontos no ecossistema Samsung ou equipamentos Apple nestes estabelecimentos ou nos seus sites. 

Também as companhias áreas fazem campanhas exclusivas durante a Black Friday. Podes aproveitar para marcar viagem para um dos melhores destinos de férias de 2023. Mantém-te atento às promoções nos sites oficiais e aproveita os descontos.

Cuidados a ter nas compras da Black Friday 

A lista de compras para a Black Friday tende a ser longa e exaustiva e, por vezes, esquecemo-nos dos nossos limites. Para te relembrarmos que deves ter regras, enumeramos os cuidados a ter na Black Friday para compras em segurança. 

  • Fica atento aos preços ao longo dos dias: se estás a precisar de alguma coisa nova, convém ficar atento às variações dos preços até à Black Friday. Desta forma, poderás perceber se os descontos valem a pena ou não. É também uma forma de verificar que não és enganado, sobretudo com as compras online;
  • Promoções online na Black Friday são mais atrativos: é sempre melhor ficar em casa e explorar as ofertas pela internet do que se deslocar a uma loja. Estarás a evitar as grandes filas e a ganhar tempo para outras aquisições;
  • Compra em sites seguros: acede às páginas de marcas de confiança e evita sempre páginas com vírus ou onde saltem notificações / alertas. Podes ativar um programa de antivírus e ativar uma palavra passe. Averigua também se o endereço do site HTTP contém a letra s;
  • Não compres só porque está mais barato: a Black Friday tem preços aliciantes, mas hoje em dia, existem promoções em longo do ano. Se realmente um produto faz-te falta poderás adquiri-lo no dia 25 de novembro. Caso contrário podes esperar para depois do Natal ou para o momento do ano em que realmente te fizer sentido;
  • Comprar sem perder muito tempo: se estás mesmo interessado em comprar alguma coisa durante a Black Friday tenta ser rápido, até porque não deves ser o único na corrida. Podes colocar o produto como favorito ou adicioná-lo previamente ao teu carrinho de compras. No dia 25 de novembro às promoções poderá confirmar se vale a pena seguir em frente com a aquisição.

Como já referimos antes, deves determinar um orçamento máximo para a Black Friday. Isto é vital tanto para comprar o que realmente necessitas como para poupar. 

Compensa comprar na Black Friday 2022?

Sabemos o quanto é difícil resistir à tentação. As percentagens de desconto durante a Black Friday parecem altas e as ofertas imperdíveis. Mesmo assim, algumas marcas não são transparentes e acabam por baralhar as contas dos consumidores. Para entender isto, é importante monitorizar as tendências dos preços e entender se a Black Friday revelou ter o preço mais baixo. Se assim for, compensa comprar na Black Friday. Estarás a adquirir produtos de excelência, com uma melhor relação qualidade e preço, além de conseguires antecipar alguns presentes de Natal.   

E se perderes a Black Friday podes sempre contar com as ofertas da Cyber Monday 2022, que acontece precisamente na segunda-feira seguinte, a 28 de novembro. Tenta ficar de olho naquilo que precisas e faz já a tua compra. 

 

Por: Idealista