MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA CELEBRA DIA DA FLORESTA AUTÓCTONE COM PLANTAÇÃO DE ÁRVORES DA REGIÃO

16:02 - 24/11/2022 ALBUFEIRA
O Município de Albufeira celebrou o Dia da Floresta Autóctone com a plantação de várias alfarrobeiras e romãzeiras na zona exterior da Escola EB 2,3 de Paderne.
O evento, que decorreu durante a manhã de ontem, contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, da vereadora Cláudia Guedelha, responsável pelo pelouro da Educação, do diretor do Agrupamento de Escolas de Ferreiras, Vítor Ferraz, e de alguns técnicos do Município.
 
Este ano, a comemoração da data enquadra-se no âmbito do Projeto Aspirante a Geoparque Algarvensis e do Programa Biénio para a Ação Climática nos Geoparques Portugueses. José Carlos Rolo refere que estas ações “são um reflexo daquela que tem vindo a ser a preocupação do Município com o ambiente, as alterações climáticas e a preservação dos ecossistemas”.Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Albufeira celebra o Dia da Floresta Autóctone.
 
Para assinalar a data, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, acompanhado pela vereadora Cláudia Guedelha e técnicos da autarquia, deslocaram-se, ontem, durante a manhã, à Escola EB2,3 de Paderne, onde foram plantadas diversas alfarrobeiras e romãzeiras, com a ajuda dos alunos do 6-o A do referido estabelecimento de ensino.
 
Os meninos e meninas da escola de Paderne apadrinharam a plantação dos jovens rebentos, que sob o seu cuidado e dedicação prometem transformar-se em árvores saudáveis e fortes, resistentes ao clima da região.
 
A iniciativa contou com a colaboração do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas que cedeu as árvores que foram plantadas no recinto da escola. José Carlos Rolo aproveitou a oportunidade para mencionar que “a iniciativa enquadra-se no âmbito dos ODS – Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que visa, essencialmente, a adoção de medidas urgentes para combater as alterações climáticas que cada vez mais se fazem sentir”.
 
Os adultos foram os primeiros a “deitar a mão à terra” para dar o exemplo aos mais pequeninos. O presidente questionou as crianças sobre as árvores autóctones da região, explicou o processo de plantação e os cuidados a ter para que as pequeninas árvores cresçam saudáveis, enfatizando a preocupação com as alterações climáticas, a falta de água e a preservação dos ecossistemas.
 
Na sequência da iniciativa, o autarca lança um apelo para que todos os cidadãos tenham um papel ativo na preservação e conservação do meio ambiente, “protegendo e restaurando de forma sustentável o património natural do concelho”.
 
Refira-se que, o Dia da Floresta Autóctone foi instituído com o objetivo de promover a importância das florestas naturais, bem como a sua conservação, nomeadamente das espécies que fazem parte do património natural.