«Terra de Acordeão» lança 4 edições literárias com a obra de Eugénia Lima, Ilda Maria, Fernando Carvalho e Álvaro Carminho

14:36 - 30/11/2022 FARO
«Terra de Acordeão» lança 4 edições literárias com as obras musicais e as biografias dos grandes acordeonistas Eugénia Lima, Ilda Maria, Fernando Carvalho e Álvaro Carminho.

“Terra de Acordeão” é um projeto promovido pela Sociedade Recreativa Bordeirense e a Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, que se começou a desenhar desde 2005 e que pretende divulgar a obra de grandes acordeonistas/autores umbilicalmente ligados a Bordeira - St.ª Bárbara de Nexe (Faro). Ao longo deste trajeto já foram eternizados 7 autores (José Ferreiro - Pai, José Ferreiro Filho,  António Madeirinha, João Barra Bexiga, Daniel Rato e Hermenegildo Guerreiro), totalizando cerca de 450 obras  recolhidas/transcritas/publicadas.

Agora em 2022, chegou o momento publicar a obra destes consagrados acordeonistas que deixaram um legado de grande mérito artístico. Eugénia Lima de Castelo Branco, Ilda Maria de São Francisco - Santiago do Cacém, Fernando Carvalho de São Romão - São Brás de Alportel e Álvaro Carminho do Montenegro – Faro, embora não sendo naturais de Bordeira, tiveram uma relação muito forte com este pequeno sítio no concelho de Faro e que foi a nascente de grandes acordeonistas.

Os livros têm a assinatura de Hermenegildo Guerreiro e Nelson Conceição, que desta forma acrescentam mais 335 partituras a este projeto ambicioso e único no país, disponibilizando assim no total, cerca de 900 obras musicais. De realçar, que ainda no desenrolar desta fase do projeto, encontra-se em preparação o livro “Antologia das Charolas de Bordeira” com um século de história,e a construção do website, que contará com todo o acervo recolhido

Estas edições agora lançadas tiveram a parceira institucional do Ministério da Cultura - Programa Garantir Cultura e contou ainda com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve, Direção Regional de Cultura do Alentejo, Câmara Municipal de Faro, Câmara Municipal de Loulé, Câmara Municipal de Grândola, Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Junta de Freguesia de Castelo Branco, Junta de Freguesia de Santiago do Cacém, Associação de Acordeonistas do Algarve – Mito Algarvio e Associação de Acordeão Garvefole.