De 8 a 31 de dezembro, a baixa de Albufeira transforma-se numa verdadeira montra de Natal, onde não falta o tradicional mercado de Natal, com as suas banquinhas repletas de bonitos presentes, a preços convidativos, para oferecer a familiares e amigos, sem esquecer os doces típicos da época, uma pista de gelo, insufláveis, a casinha do Pai Natal, uma exposição de presépios e arte sacra, um presépio ao vivo, um carrossel, o comboio de Natal, Circo e muita animação.
A abertura do “Albufeira Natal” está marcada para as 15h00, do dia 8 de dezembro, com a chegada do Pai Natal, o simpático velhinho das barbas que promete fazer a alegria da pequenada.
Este Natal, a magia, o sonho e a solidariedade são os protagonistas do Albufeira Natal que, de 8 a 31 de dezembro, promete encantar os milhares de visitantes esperados na baixa da cidade.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere que “este ano a programação foi reforçada com mais dias, mais eventos e uma área maior, naquela que é uma aposta forte do Município num evento que pretende atrair mais visitantes a Albufeira nesta época do ano”. José Carlos Rolo sublinha, que “após dois anos de pandemia é preciso devolver a esperança, a alegria e a magia do Natal a todas as pessoas, especialmente às crianças”, e aproveita a oportunidade para convidar todos os munícipes a visitarem o evento. Refira-se que todos os dias há eventos a acontecer no Largo Eng.º Duarte Pacheco, Praça dos Pescadores, Avenida 25 de abril, Avenida da Liberdade e Rua 5 de outubro, locais que ganham nova vida em homenagem ao nascimento de Jesus.
Como não podia deixar de ser, o Albufeira Natal tem um dos seus pontos altos na chegada do Pai Natal à Av.ª da Liberdade, no dia 8 de dezembro, às 15h00, carregado de presentes que, naturalmente, irão fazer a alegria da pequenada.
Segue-se, às 16h30, na loja do P5, no Parque de Estacionamento da Av.ª 25 de Abril, a inauguração da Exposição de Arte Sacra intitulada “Sagrada Família”. Trata-se de um conjunto de 17 peças de pintura e escultura, alusivas à fé cristã associada às celebrações do Natal, que fazem parte de uma coleção mais vasta, com um total de 158 peças, doadas por Maria José de Jesus Bispo ao Município de Albufeira. No mesmo local, está, igualmente, patente a exposição “Um Natal Mais Ecológico em Albufeira”, uma mostra de trabalhos realizados pelo público escolar e utentes dos Lares e Centros de Dia do concelho, que tem por objetivo sensibilizar para a importância da reutilização de materiais, aplicada à criação das tradicionais decorações natalícias. No dia 8 de dezembro a exposição está patente entre as 15h00 e as 20h00. Depois, de segunda a domingo o horário de funcionamento é das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. A exposição vai estar encerrada nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, bem como no dia 1 de janeiro.
Pelas 20h00, a animação passa para o palco instalado no Largo Eng.º Duarte Pacheco, onde está previsto um espetáculo de Tributo a Michael Bublé.
No sábado, dia 10 de dezembro, destacamos o Concerto de Natal pela Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne, às 21h00, na Igreja Matriz de Paderne, espetáculo que se repete, no dia 11 de dezembro, domingo, a partir das 17h00, na Igreja Matriz de Albufeira.