M.O.

16:12 - 20/12/2022 OPINIƃO
GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

A M.O. (matéria orgânica) é constituída por organismos vivos e mortos, em estado mais ou menos avançado de alteração.

A capacidade de os solos reterem M.O. está dependente do teor em argila, grau de humidade e temperaturas pouco elevadas. Daí a inexistência de solos orgânicos a sul do Tejo (exceto Monchique). Eis uma explicação para a metade sul comportar só 10% da população do País.

A figura mostra a “Defenestração de Praga”, episódio ocorrido em 1618 e que foi o rastilho para a Guerra dos Trinta Anos, quando Protestantes Checos atiraram pela janela do Palácio Real de Praga representantes do Sacro Imperador Romano-Germânico. Apesar do dramatismo da imagem, todos os Católicos defenestrados sobreviveram milagrosamente - aterraram num monte de M.O. contíguo …

No Sacro Império a M.O. proveniente dos burgos era paga a preço diferente conforme provinha de Protestantes ou de Católicos – o jejum da Quaresma tornava esta matéria prima menos substancial…

O poeta João Vasconcelos de Sá, recitava na presença do então (1934) Secretário de Estado da Agricultura: “… Precisamos de M.O. sr. Soisa e nunca precisámos de outra coisa…”

Em países do Indostão a água dos esgotos é mais cara do que a potável, devido á M.O. em presença… e no Extremo Oriente, remota é a probabilidade de saborear um peixe não produzido em esgoto …

A Humanidade esteve dependente da fertilidade natural do solo (capacidade de fornecer nutrientes ás culturas) e da M.O. incorporada. Mas após a 2ª Grande Guerra, materiais sobrantes destinados à fabricação de explosivos – fosfatos e nitratos, foram encaminhados para a agricultura…

Desde então a população mundial quadruplicou, atingindo os 8 biliões, acompanhada pela redução da população rural versus urbana – em Portugal passou-se de 80% (1950) para 30% (2022) …

A adubação química contribuiu para sermos mais e mais urbanos. Como tal, deixámos de querer ouvir falar na (re)utilização da M.O. ou da água residual, a qual preferimos lançar, melhor ou pior tratada nas praias, ribeiras e aquíferos…