Atenção! Entidades com linhas telefónicas têm de colocar informação atualizada relativa ao preço das chamadas

12:15 - 16/12/2022 NACIONAL
Coimas podem atingir os 3 mil euros.

De acordo com o Decreto-Lei nº. 59/2021, de 14 de julho, qualquer entidade (empresas, associações, etc) que disponibilize linhas telefónicas para contacto do consumidor deve divulgar, de forma clara e visível, nas suas comunicações comerciais, na página principal do seu sítio na Internet, nas faturas, nas comunicações escritas com o consumidor e nos contratos com este celebrados, quando os mesmos assumam a forma escrita, o número ou números telefónicos disponibilizados, aos quais deve ser associada, de forma igualmente clara e visível, informação atualizada relativa ao preço das chamadas.

A informação relativa aos números e ao preço das chamadas deve ser disponibilizada começando pelas linhas gratuitas e pelas linhas geográficas ou móveis, apresentando de seguida, se for o caso, em ordem crescente de preço, o número e o preço das chamadas para as restantes linhas.

Quando não seja possível apresentar um preço único para a chamada, pelo facto de o mesmo ser variável em função da rede de origem e da rede de destino, deve, em alternativa, ser prestada a seguinte informação, consoante o caso: «Chamada para a rede fixa nacional»; «Chamada para rede móvel nacional».

A ASAE já começou a aplicar coimas a quem não cumpre estas regras e as penalizações podem atingir os 3 mil euros.

 

Por: Filipe Vilhena