Já foi reerguida e entregue aos proprietários a casa da Cortelha, no Município de Castro Marim, que ardeu no incêndio do algarve em 2021. «Renascer das Cinzas», foi o projeto que abraçou esta iniciativa, totalmente financiada pela DDN, empresa de gestão de projetos e fiscalização que apoia anualmente a reconstrução de uma casa de uma área ardida.
Dada a relação funcional desta empresa com um grande empreendimento do território, a Verdelago, a administração acabou por, em visita à área ardida em agosto de 2021, assumir este como o grande projeto a apoiar nesse ano.
Os parceiros que se envolveram nesta ação reuniram-se ontem num almoço de Natal que assinalou a entrega da casa reerguida aos proprietários, o casal Natália e José, rostos de um flagelo que ainda não foi esquecido pela população. Recentemente, numa ação de voluntariado promovida pelo município de Castro Marim, plantaram-se árvores nos cerca de 19 hectares na área ardida neste que ficou conhecido como incêndio da Pernadeira.
O executivo de Castro Marim agradeceu todo o apoio destas empresas e a resiliência do casal afetado, sublinhando que este encontro de forças é um exemplo da importância de um país com empresas musculadas e que desenvolvam projetos de responsabilidade social. Para o município, uma intervenção desta natureza ainda estaria agarrada á burocracia, realçaram ainda.
O Município de Castro Marim está a trabalhar noutras parcerias, para respostas sociais pontuais através de mecenato social.