Ricardo Vaz, Sara Carvalho e Fernando Silva | Fotos Filipe Vilhena | D.R.
Café Calcinha reabriu hoje! O nosso jornal passou por lá

10:23 - 03/01/2023 LOULÉ
O Café Calcinha, inaugurado em 1929, reabriu hoje, dia 3 de janeiro, com nova gerência. No dia de ontem, houve uma festa para convidados e o nosso jornal esteve presente no evento.

O espaço tem como gerentes o casal Fernando Silva e Sara Carvalho e o seu filho Ricardo Vaz. Naturais do Porto, mas com Loulé no coração, são já conhecidos do ramo da restauração, uma vez que possuem ainda o 8100 Café, localizado junto ao Parque Municipal de Loulé.

Para Ricardo Vaz «é um orgulho imenso assumir um espaço com tanta história na região de Loulé. Queremos fazer jus à história do Café Calcinha». Depois de vencido o concurso público, a gerência pretende «dinamizar a cidade e trazer novamente o espaço à vida dos louletanos».

O Café Calcinha irá funcionar agora com um novo conceito, associando o funcionamento de um estabelecimento misto de restauração e bebidas a uma programação de âmbito social e cultural. «Noites de poesia, stand-up comedy e um podcast para contar a história do emblemático café são alguns dos nossos objetivos», revelou Ricardo Vaz em exclusivo ao nosso jornal.

Com esta nova gerência, serão introduzidas novidades, nomeadamente, o folhado de Loulé vegan, café no conceito roasted, cervejas artesanais locais e uma carta de vinhos com uma seleção muito especial. No evento destinado a convidados, no qual estivemos presentes, foram servidas algumas destas iguarias, que agradaram os presentes.

Ricardo Vaz deixa o convite à população de Loulé: «Venham e disfrutem deste espaço». O horário de funcionamento será das 8h às 20h, sendo que a folga semanal será segunda-feira. O Café Calcinha tem 9 funcionários.

O Café Calcinha foi durante o último século, e até aos dias de hoje, um marco sociocultural da população local e de todos os visitantes, sendo o único espaço de tertúlia na história da cidade de Loulé, que lhe configurou o privilégio de ser o estabelecimento mais emblemático e referenciado na história local. Foi aqui que António Aleixo, o maior poeta popular português, escreveu muitas das suas quadras. A sua figura está perpetuada à porta do Calcinha, numa estátua em sua memória.

O Café Calcinha foi classificado como Imóvel de Interesse Municipal em 2012 e, em 2014, adquirido pela Autarquia e faz parte da «Rota dos Cafés de Portugal com História».

O Café Calcinha situa-se na Praça da República, nº 67, r/c, em Loulé. Inaugurou a 5 de junho de 1929.

Por: Filipe Vilhena