Foi inaugurada ontem, dia 04 de janeiro, mais uma obra de grande importância para a melhoria da circulação rodoviária no litoral do concelho de Loulé.
A concretização do novo troço entre a Rotunda das Pereiras e a EM522, nas Escanxinas, tem como objetivo descongestionar o trânsito automóvel, uma vez que dá aos utilizadores mais uma opção para chegar ao litoral. Quem se deslocar da Via do Infante aos empreendimentos turísticos da freguesia de Almancil ou à zona nascente da cidade de Quarteira terá, a partir de agora, a vida facilitada e mais conforto e segurança.
O Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, explicou, durante a inauguração do troço, que este se traduz em “mais uma facilidade que fica à disposição, quer dos residentes, quer dos turistas que nos visitam”, até porque esta zona é uma porta de entrada para os principais empreendimentos turísticos de Vale do Lobo, Quinta do Lago, Ancão e Garrão. O autarca acredita que a nova via será fundamental para reduzir o elevado tráfego que circula na Avenida do Atlântico, em especial durante o verão. “Os automobilistas que pretendam ir mais para a zona nascente de Quarteira poderão utilizar esta nova via e, desse ponto de vista, temos a expetativa que algum congestionamento existente na EN396 possa ser aliviado”, explicou.

Foto Filipe Vilhena | D.R.
Neste momento inaugural, no qual o nosso jornal esteve presente, Vítor Aleixo sublinhou também os trabalhos de integração paisagística e de valorização ambiental realizados. “É uma via com uma vista panorâmica muito bonita, que percorre uma área que até aqui não era conhecida das pessoas”, notou ainda.
Esta empreitada significou um investimento superior a 1,6 milhões de euros. Este novo troço corresponde a uma via totalmente nova, com 1.700 metros de extensão, bermas pavimentadas de ambos os lados, e onde foram construídas duas rotundas. Foram ainda realizados trabalhos referentes a redes de águas residuais, sistemas de telecomunicações, redes de iluminação pública, entre outros.
A melhoria das vias de comunicação tem sido uma aposta do Município de Loulé para elevar a imagem turística de excelência do território.