O Auditório do Centro Cultural Convento de S. José recebe, no próximo dia 19 de janeiro, pelas 15h00, a Apresentação do Livro «Lagoa (Algarve) nos Arquivos e Bibliotecas Portugueses. A documentação do Arquivo Nacional da Torre do Tombo» da autoria do Doutro João Costa e com apresentação a cargo do Professor Doutro Bernardo Vasconcelos e Sousa.
No mesmo dia e no mesmo local, pelas 16h00, realizar-se-á a Apresentação do Projeto “CONVENTUS - Novos olhares sobre o edifício do antigo Convento de São José em Lagoa” com a participação das investigadoras responsáveis: Professora Doutora Catarina Almeida Marado e Doutora Lorena Sancho Querol.
Sinopse:
No ano em que se assinalam 250 anos de elevação de Lagoa à categoria de vila e de criação do seu concelho, o Município de Lagoa levará a cabo um conjunto diversificado de atividades de índole cultural, entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024. Neste âmbito, encontra-se o livro: “Lagoa (Algarve) nos Arquivos e Bibliotecas Portugueses. A documentação do Arquivo Nacional da Torre do Tombo”, da autoria do Doutor João Costa, resultante de uma iniciativa do Arquivo Municipal no sentido de identificar a documentação referente ao concelho de Lagoa na Torre do Tombo, cuja investigação foi levada cabo pelo referido investigador, entre 2020 e 2022.
A obra, cuja apresentação estará a cargo do Professor Doutor Bernardo Vasconcelos e Sousa, historiador, professor universitário e antigo diretor do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, constitui um marco importante para a história local, mas também regional e nacional, onde o concelho de Lagoa se insere, pela sistematização e abrangência apresentadas.
Ao lançamento da obra, que terá lugar no dia 19 de janeiro de 2023, no auditório do Centro Cultural Convento de S. José, pelas 15h00, segue-se a apresentação pública do projeto “CONVENTUS - Novos olhares sobre o edifício do antigo Convento de São José em Lagoa”, pelas 16h00, com a participação e intervenção das investigadoras responsáveis: Catarina Almeida Marado (CES, Univ. Coimbra/ CEAACP, Univ. do Algarve) e Lorena Sancho Querol (CES, Univ. Coimbra).
O acesso é livre, sujeito à lotação de lugares sentados.