Fotos Nathalie Dias | D.R.
Festa das Chouriças «ao rubro» e com muita animação

14:22 - 23/01/2023 LOULÉ
Nos passados dias 21 e 22 de janeiro, voltou a realizar-se mais uma edição da Festa em Honra de São Luís, depois de dois anos de paragem devido à pandemia. O evento esteve «ao rubro», com centenas de visitantes e o nosso jornal esteve presente.

O programa da Festa das Chouriças começou no sábado, com uma Noite de Fados na Casa do Povo de Querença. Os fadistas Isa Brito, Adriana Marques e André Catarino foram acompanhados à guitarra por Valentim Filipe e na viola Nuno Martins.

No domingo, dia 22, a partir das 11h00 e ao longo do dia, os visitantes degustaram chouriça assada nos estabelecimentos de Querença, alguns localizados no Largo da Igreja. A celebração religiosa, com a eucaristia na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, presidida pelo padre Carlos Aquino, à qual se seguiu a procissão solene com a imagem de S Luís, acompanhada pela Banda Filarmónica Artistas de Minerva. A destacar ainda o habitual e animado leilão de chouriças.

O evento contou ainda com várias bancas de comida, produtos locais e artesanato. O sentimento vivido nos dias da Festa em Honra de São Luís foi o mesmo: lutar para que a tradição continue a ser o que era. Apesar de algumas alterações na forma como se faz este evento, o espírito inicial mantém-se por quem lá passa.

Margarida Correia, Presidente da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, disse, em declarações ao nosso jornal, que "foi ótimo regressarmos e retomarmos esta festa. É importante mantermos a tradição e continuarmos a trabalhar". 

Este ano, a festa teve uma adesão crescente. A Festa das Chouriças é organizada pela Comissão de Festas da Paróquia de Querença e pela União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.

Aniversário d' "A Voz de Loulé" inserido nas comemorações

A União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim não quis ficar de fora das comemorações do 70º aniversário do Jornal “A Voz de Loulé”. Com um bolo comemorativo, o momento foi acompanhado pelo Grupo das Janeiras do projeto “Asas” - Alte.

Nathalie Dias, diretora do jornal, agradeceu “à União de Freguesias, na pessoa da sua Presidente Margarida Correia, o facto de não ter deixado passar em branco o aniversário d’ ‘A Voz de Loulé’”.

“Esta comemoração não aconteceu antes, porque tivemos vários outros momentos de festejo do aniversário, que ocorreu em dezembro e noutras Freguesias”, finalizou.