O terceiro trimestre chegou? Especialistas partilham dicas sobre o parto e a rotina do bebé nas Conversas com Barriguinhas

12:30 - 24/01/2023 SAÚDE
O terceiro trimestre chegou e a contagem decrescente para o parto começou. Para apoiar as famílias a preparar o momento do nascimento e a fase inicial da vida do bebé, as Conversas com Barriguinhas realizam duas sessões online, nos dias 26 e 31 de janeiro, pelas 17h00, para explicar tudo sobre os cuidados a ter com o recém-nascido.
A inscrição gratuita é feita através da plataforma e dá, ainda, acesso a um conjunto de descontos nos parceiros da iniciativa.
 
O banho do bebé, a hidratação da pele e a amamentação são os temas em destaque na sessão do dia 26 de janeiro.
 
A enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstetrícia Núria Durães vai explicar tudo sobre a rotina de higiene adequada ao bebé e à sensibilidade da sua pele, que, devido à sua imaturidade, deve ser cuidada de forma delicada.
 
Já as questões sobre a amamentação ficam reservadas para a enfermeira Teresa Coutinho.
 
Quando a mãe decide amamentar, deseja que este processo seja feito da melhor forma possível, sem dor para a mulher e com benefícios para a nutrição e desenvolvimento do bebé.
 
Nesse sentido, a especialista em Saúde Materna e Obstetrícia vai explicar às futuras mães como podem ser bem-sucedidas neste processo.
 
No dia 31 de janeiro, vai estar presente na sessão a psicóloga pediátrica da ForBabiesBrain Clementina Almeida para desvendar as fantásticas capacidades dos recém-nascidos.
 
Em tempos acreditava-se que os bebés eram seres passivos que vinham ao mundo sem qualquer tipo de capacidade.
 
No entanto, sabe-se, hoje, que nascem com algumas noções básicas do nosso mundo, que vão sendo desenvolvidas ao longo do tempo.
 
Ainda neste dia, Clara Aires, enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstetrícia, vai explicar os sinais de início de trabalho de parto.
 
A Crioestaminal vai também marcar presença, nas duas sessões online, com uma conselheira em células estaminais para dar a conhecer a importância de guardar as células estaminais do cordão umbilical do bebé, atendendo às suas aplicações terapêuticas atuais e ainda às futuras utilizações em estudo.