Professores em greve à porta da Escola Secundária Pinheiro e Rosa em Faro

10:12 - 30/01/2023 FARO
A Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, parou na manhã desta segunda-feira, dia 30 de janeiro, devido à greve.

Professores e funcionários juntaram-se à porta da instituição por uma “escola de qualidade”, procurando “melhores condições para todos os trabalhadores da escola pública; contratação e integração nos quadros de professores e funcionários para uma melhor escola; integração do tempo de serviço em falta e desaparecimento das quotas de acesso ao 5º e 7º escalão”, segundo revelaram em comunicado ao nosso jornal.

“Novos períodos de greve serão organizados até ser encontrada uma solução”, garantem os docentes da Escola Secundária Pinheiro e Rosa.

As greves por distritos começaram no passado dia 16 de janeiro e prolongam-se até ao dia 8 de fevereiro. Em Faro, as reivindicações do passado dia 26 de janeiro reuniram cerca de mil professores e educadores de todo o distrito. A greve das oito organizações sindicais realiza-se em simultâneo com outras duas paralisações: uma greve por tempo indeterminado, convocada pelo Sindicato de Todos os Professores (STOP), que se iniciou em 09 de dezembro, e uma greve parcial ao primeiro tempo de aulas convocada pelo Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE), que devem manter-se até fevereiro.

Esta greve tem sido sentida por todo o país e a região algarvia acompanha a tendência.

 

Por: Filipe Vilhena