Autódromo Internacional do Algarve - Testes SBK

10:32 - 01/02/2023 DESPORTO
Michael Ruben Rinaldi lidera em ritmo de recorde no primeiro dia.

No regresso ao Autódromo Internacional do Algarve o pelotão do campeonato do mundo Superbike realizou o primeiro de dois dias de testes destinados a preparar o arranque da temporada 2023 do campeonato.

Com início de campeonato marcado para o final da Fevereiro na Austrália este é o derradeiro momento de preparação face ao novo ano e em pista surgiram estiveram mesmo os derradeiros novos nomes do pelotão, caso de Bradley Ray, o campeão britânico que alinhará em todas as rondas europeias do campeonato aos comandos de uma Yamaha R1 ou as Honda da equipa Mie Racing, com Eric Granado e Hafizh Syahrin com as máquinas SBK e ainda Axel Bassani, a estrear a mais recente evolução da sua Ducati Panigale V4R com as cores da Motocorsa.

Junto com os 21 pilotos das Superbike nota de destaque ainda para um forte contingente Supersport onde se destacou a nova dupla da Ten Kate, com Jorge Navarro e Stefano Manzi, o primeiro vindo do mundial Moto2 e o segundo a deixar a Triumph para 'vestir' a Yamaha R6 holandesa. Novas cores ainda para Oli Bayliss e Maximilian Kofler, ambos com a estrutura de Davide Giugliano bem como a estreia de Adam Norrodin e Tarran Mackenzie com as regressadas Honda CBR 600RR.

Somente nos derradeiros minutos da jornada foi encontrado o melhor tempo e depois do campeão do mundo, Álvaro Bautista, ter liderado a meio do dia nos derradeiros cinco minutos foi intenso o duelo pelo melhor tempo e já com a bandeira de xadrêz prestes a ser mostrada Michael Ruben Rinaldi assinou um registo de 1m39.639s, batendo Jonathan Rea por apenas 61 milésimas de segundo e Álvaro Bautista por 68 milésimas. Toprak Razgatlioglu foi o quarto aos comandos da Yamaha com um melhor tempo de 1m39.851s

Nota de registo o tempo quase recorde de circuito para Rinaldi, que ficou a escassas 29 milésimas de segundo da volta mais rápida de sempre conseguida nos 4592 metros do Autódromo Internacional do Algarve e que está na posse de Jonathan Rea, sendo que os seis primeiros rodaram igualmente abaixo da volta recorde em corrida.

Amanhã cumpre-se o derradeiro dia de testes junto a Portimão, com a a pista a ser novamente 'aberta' ás 10 horas da manhã, terminando a sessão ás 17 horas.

Classificação Dia 1

1º Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Racing – Ducati) 1’39.639s

2º. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +0.061s

3º Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) +0.068s

4º Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +0.212s

5º Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +0.348s

6º Xavi Vierge (Team HRC) +0.414s