CONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO

11:35 - 13/02/2023 OPINIÃO
«Temos aquecedor elétrico, mas a fatura mensal da energia torna-se tão elevadas que quase não a consigo pagar. O que podemos fazer? Pode o vosso Gabinete de Aconselhamento de Energia ajudar?»
Começamos por relembrar o conceito de pobreza energética que atinge cerca de 10% da população da UE e que resulta da combinação de três fatores: rendimentos baixos, faturas de energia elevadas e edifícios ineficientes.
 
E conhecemos bem as dificuldades dos consumidores portugueses, tal como nos relatas, em manter uma temperatura agradável em casa e conseguir pagar as faturas de energia.
 
É importante controlar a temperatura do espaço em que vivemos: se a casa for muito fria e húmida, as paredes podem desenvolver mofo, o que pode afetar negativamente a sua saúde.
 
Deixamos algumas dicas para aquecer a sua casa:
  • A maneira mais fácil de economizar energia no aquecimento é manter o interior à temperatura recomendada: 21ºC durante o dia e 15-18ºC à noite. Porém no Inverno tal é muito difícil. A solução mais comum será ligar o aquecimento, o que significa gastar mais energia, mas ao diminuir 1ºC poderá reduzir o consumo de energia em 6-7%.
  • Ligue o aquecimento apenas quando precisa dele, para que o ambiente fique agradavelmente quente.
  • O radiador e o termóstato do aquecedor devem estar sempre desobstruídos.

Não é boa estratégia “escondê-los” atrás de cortinas ou móveis, já que o calor ficará como que bloqueado e o ambiente não aquecerá adequadamente. Acresce que se consumirá muito mais energia.

No Gabinete de Aconselhamento de Energia da DECO poderemos analisar detalhadamente o seu problema, ajudar a gerir melhor o seu consumo de energia e informar, inclusivamente, sobre medidas de apoio a que poderá recorrer.
 
Agende já uma sessão de aconselhamento com o Gabinete de Aconselhamento de Energia (GAE) através do nº de telefone: 213710200 ou envio um email para energia@deco.pt