Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços | Fotos Filipe Vilhena
Feira de Emprego em Vilamoura recebe Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços

17:00 - 16/02/2023 LOULÉ
A Feira de Emprego da Bolsa de Empregabilidade está pela primeira vez no Algarve. O evento decorre no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura.

Com início pelas 10h00, a feira estende-se até às 19h00 horas do dia de hoje, 16 de fevereiro, com a presença de mais de 50 empresas de hotelaria, restauração, animação turística e similares, que procuram reforçar as suas equipas, constituindo uma oportunidade a todos aqueles que pretendam uma nova carreira ou desafio profissional.

A primeira edição no Algarve teve 1000 inscritos e 350 alunos visitantes. A Bolsa de Empregabilidade tem como objetivo fomentar a empregabilidade em turismo e ajudar os candidatos a construir uma carreira. A Feira de Emprego contará com diversas iniciativas com este propósito, como as Fórum Talks, espaço de conferências promovido pela Associação Fórum Turismo, com dicas e informações práticas para facilitar o processo de recrutamento, e o Espaço Formação, dedicado à promoção e divulgação da oferta formativa de escolas e universidades.

O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços esteve presente na sessão inaugural do evento e destacou que «esta é uma iniciativa de grande mobilização e interesse». Nuno Fazenda acrescentou ainda que «quem escolhe para vir trabalhar para o turismo, principalmente os jovens, escolhe vir trabalhar para um setor de futuro».

«Portugal tem tido um desempenho excecional no setor do turismo, nas mais diversas áreas. Somos um destino turístico de referência, onde se destaca o Algarve com as suas praias ou os seus campos de golfe», realçou durante a sua intervenção. Para o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços o turismo é uma das principais atividades económicas e de emprego. Por fim, e falando em perspetivas de futuro, Nuno Fazenda disse que Portugal quer «liderar o turismo do futuro, sendo mais sustentável e tecnológico”.

Vítor Aleixo assinalou também a Feira de Emprego da Bolsa de Empregabilidade como um «feito fantástico» para a região algarvia. O Presidente da Câmara Municipal de Loulé salientou a «prosperidade económica que se vive quanto à ocupação dos espaços hoteleiros do Algarve» e reforçou que a «satisfação das pessoas continua inabalável, os turistas gostam de vir ao Algarve e ao concelho de Loulé».

O edil louletano apelou ainda ao «trabalho digno e com salários justos» e falou na importância da mobilidade. Vítor Aleixo aproveitou para destacar que a autarquia está «na fase de rever circuítos e horários» de transportes públicos, precisamente para prestar «melhor serviço aos utentes».

João Fernandes, Presidente da RTA - Região de Turismo do Algarve, vincou a importância de «se apostarem em iniciativas como a Feira de Emprego da Bolsa de Empregabilidade». O responsável sublinhou que «os jovens são cada vez mais qualificados» e frisou o trabalho que têm sido feito para integrar trabalhadores de diferentes nacionalidades e orientações sexuais.

Para o responsável da RTA, o Algarve continua a trabalhar de forma «positiva» no setor do turismo, sendo que existe ainda margem para crescimento.

O Presidente do Fórum Turismo, António Marto, pretende que a Feira de Emprego da Bolsa de Empregabilidade dê a todos «novas oportunidades». O desejo é que se «encontrem novos talentos».

«Se já fazemos de Portugal um excelente destino turístico, façamos também deste país um destino fantástico para trabalhar», acrescentou. Por fim, e sublinhando que as oportunidades de trabalho devem ser para todos, referiu: “tratem o vosso colaborador como tratam o vosso cliente”.

Hugo Gonçalves, general manager do Tivoli Marina de Vilamoura Resort, aproveitou o momento para acrescentar que «sonhávamos há muito tempo ter no Centro de Congressos do Algarve a Bolsa de Empregabilidade». O responsável realçou a importância do evento e mostrou disponibilidade para «receber outras iniciativas em prol da região».

Sandra Azenhas, diretora do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional de Loulé, destacou também a importância da feira e falou do trabalho do Centro de Emprego junto da comunidade em geral e dos jovens. Para a responsável, «pessoas felizes irão transformar as empresas em empresas felizes e sustentáveis».

A Feira de Emprego da Bolsa de Empregabilidade continua, como já referido, até às 19h00, no Centro de Congressos do Algarve e com várias atividades para os participantes.

 

Por: Filipe Vilhena