Crónicas de Um Terapeuta (Parte 2)

20:00 - 19/03/2023 OPINIÃO
Por: Fernando Martins | m2equilibrioeconsciencia@gmail.com

Continuação … Sim pode ser uma ferramenta útil, sobretudo nos dias de hoje, mas há que saber usá-la e tirar seu partido de uma forma educacional e de proximidade para com os demais. Não como algo que afasta a criança cada vez mais do contacto com outros e que “vive” somente no seu mundo, na sua bolha, numa realidade virtual, longe do contacto com a natureza, longe das experiências reais, do que é viver e tirar partido da comunicação verbal/visual e física.

É saber dizer NÃO, explicando que a vida não se resume a bens materiais e que para os poder obter é sinónimo de esforço, dedicação, trabalho e de empenhar o nosso tão precioso tempo.

Ensinar a ter responsabilidade e que pode trocar o seu tempo sim por experiências, que irá crescer muito mais e sentir-se mais realizada. Que pode e deve fazer parte da sociedade de uma forma ativa, mas lembrem-se que para que tudo isto possa ser possível, por norma, o pai deve ser o espelho, pois sobretudo numa fase inicial ela irá agir por imitação e pode vir a ser o seu reflexo.

Sim a criança tem a sua própria personalidade, mas também vai observar, reter, assimilar e sua mente irá lembrar-se de todas essas ações quando se deparar com situações semelhantes.

Tudo isto faz parte do que é educar e de transmitir que a essência da vida está na partilha, cultivando amizades e tendo compaixão, dando de coração sem esperar nada em troca e sobretudo amando tudo e todos com o respeito que cada um merece.


Para qualquer questão ou tema que queiram ver aqui esclarecidos, podem enviar para o email: m2equilibrioeconsciencia@gmail.com. Algumas poderão ser respondidas aqui outras só mesmo em consulta.

Caminha sem medo e encontrarás o teu interior - Fernando Martins