Poeta algarvio Nero lança «Telúria», o seu novo livro de poesia

14:29 - 17/03/2023 ALGARVE
O poeta algarvio Nero acaba de lançar o novo livro «Telúria».

A edição é da Manufactura Editora e a pré-venda já se encontra a decorrer.

Depois de «Oceano – O Reino das Águas», poema épico e fantástico (primeira obra de Nero, publicada em 2021), cuja edição, praticamente esgotada, se faz agora, no circuito livreiro, de raros exemplares, o poeta apresenta-nos «Telúria», o seu novo corpus, que chegará às livrarias de todo o país a partir do próximo dia 13 de Abril.

Segundo a sinopse, «Telúria» trata «de um poemário enraizado em memórias e referências autobiográficas que, simulando o percurso de vida do poeta, viaja do esplendor bucólico ao sepulcro citadino, acabando por regressar ao âmago da natureza como via inevitável para o apaziguamento cósmico e para a transcendência. Ei-la: a deambulação poética como ritual ascético, na qual a musicalidade dos versos, carregada de símbolos e de múltiplos sentidos, acaba por arvorar num urgente grito biofílico – tão rouco na contemporaneidade, mas cujo eco se perde – ou se acha – na intemporalidade».

O livro baseia-se nas memórias e experiências do poeta Nero (pseudónimo de Roberto Simões), natural do concelho de Silves, terra onde passou a infância e a juventude, tendo concluído o Ensino Secundário na histórica Escola Secundária de Silves. Atualmente, reside na Freguesia de São Bartolomeu de Messines, no mesmo concelho, ao qual regressou depois da formação superior em Língua e Literatura Portuguesas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Adianta-nos ainda a sinopse que «Telúria» será o primeiro livro de uma trilogia informal, a «Trilogia do Espírito», cujos restantes dois títulos, já escritos, serão publicados nos próximos anos.